29/09/2009 | Terça-feira | 00h00

Travessia da balsa Itaqui/Alvear poderá funcionar aos sábados

Em reunião proposta pelo chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, na manhã desta...

Em reunião proposta pelo chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, na manhã desta terça-feira (29/9), no gabinete do prefeito Gil, autoridades brasileiras e argentinas discutiram assuntos pertinentes às aduanas de Itaqui e Alvear. Participaram, além do chefe de Gabinete, a vice-prefeita Claudete Bruck, o chefe da Inspetoria local da Receita Federal, Marcelo Nercolini, proprietários de transportadoras e representantes de cooperativas de transportadores itaquienses, além dos argentinos Ruben Fernandez, chefe da Aduana de Alvear, Cesar Marcelo Gimenez, prefeito Naval, e Claudia Parada, proprietária da balsa.

O principal assunto discutido refere-se aos horários de travessia da balsa Itaqui/Alvear. Os transportadores sugeriram maior flexibilidade e tolerância dos horários em relação à travessia de caminhões, visando o aumento do fluxo de cargas pelos dois portos. A vice-prefeita também sugeriu o funcionamento da balsa aos sábados, tanto para passagem de veículos de passeio, quanto de carga e de pedestres. Segundo ela, a ideia é fomentar o turismo na região. Sobre ambos os assuntos, as autoridades federais brasileira e argentina demonstraram boa vontade em colaborar.

Os transportadores ainda ventilaram a possibilidade de doação de uma balança de pesagem para a aduana argentina, já que existe somente uma, e no lado brasileiro. Questionado se não haveria problema legal em aceitar, Ruben Fernandez disse que não poderia responder naquele momento, mas prometeu levar o caso aos seus superiores.

Reunião na Assembleia Legislativa

Nesta quarta-feira (30), às 11 horas, em Porto Alegre, Daltro Bernardes participa de uma ‘Reunião Trinacional do Mercosul com os Municípios de Fronteira’, na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, serão discutidos assuntos de relacionamento das fronteiras, tendo como objetivo pautar, em conjunto, ações imediatas que minimizem questões de fronteira, buscando maior integração das comunidades.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610