16/09/2009 | Quarta-feira | 00h00

Visa realiza 2º inquérito sorológico para Leishmaniose

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa), em parceria com o 1º RC Mec, realizou durante esta segunda (14/9) e terça (15), 2º inquérito sorológico de cães para monitoramento e controle da Leishmaniose, em razão da presença do inseto do gênero ‘Lutzomyia’, conhecido como mosquito palha, transmissor da doença, no bairro Ponte Seca.

O 1º inquérito foi realizado no início do mês de junho, período em que foram coletadas 300 amostras, sendo que duas deram positivas. Um cão morreu e o outro deverá ser sacrificado, pois não existe tratamento cuja eficácia seja comprovada, segundo agentes da Visa. Antes, porém, foram coletadas durante esses dois dias, 65 novas amostras na área onde se encontra o cão infectado. As mesmas foram enviadas hoje (16) para a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Alegrete. As outras 35 restantes, de um total de 100 amostras, serão coletadas na próxima segunda (21).

As equipes de trabalho estão sendo coordenadas pelas médicas veterinárias Tatiana Braga (Visa) e Juliana Azevedo Gonçalves (1º RC Mec).

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610