05/10/2009 | Segunda-feira | 00h00

“Nosso principal concorrente é Alegrete”, diz representante do MTG, sobre o acendimento da Chama do Estado em 2010

Um dia após a histórica Fazenda...

Um dia após a histórica Fazenda Itú hospedar a Chama Crioula Municipal 2009/10, a vice-prefeita Claudete Bruck, acompanhada pelo secretário de Cultura, Albino da Costa, e pelo assessor de Planejamento, Hamilton Berro, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (5/10), no gabinete do prefeito Gil, com os representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Renita Stiler e João Penteado, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista, João César Medeiros, e o peão Destaque Artístico do RS, César Felipin. Em pauta, o projeto 'Itaqui Tchê Espera em 2010'.

O projeto, que consiste em Itaqui sediar o acendimento da Chama Crioula do Estado no ano que vem, inaugurando os festejos farroupilhas em todo o RS, tem como um dos principais argumentos o fato de que o município estará comemorando os 30 anos da Chama Municipal permanentemente acesa. Mas para que o sonho se concretize, o trabalho tem de ser bem planejado, segundo Renita. E deve ser colocado em prática desde já.

- A decisão sobre qual município sediará o evento é estritamente política. Devemos montar o nosso quartel general o quanto antes. Nosso principal concorrente é Alegrete - disse ela, que ao lado de João Penteado, estará coordenando as ações do projeto itaquiense.

Um computador ligado à internet, impressora e telefone, foram alguns dos itens citados pelos coordenadores que precisam estar à disposição da Secretaria Municipal de Cultura para uso do projeto o mais breve possível. A confecção de folders e banners está na ponta da lista de ações a serem imediatamente realizadas. Também foi sugerida a criação de um link no site da Prefeitura, e a participação na final do Encontro Nacional de Artes e Tradições (ENART-2009), que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em Santa Cruz do Sul, tornou-se consenso.

- Tomaremos as medidas necessárias para que consigamos sediar esse evento tão importante, que exporá Itaqui na mídia por muito tempo, rendendo dividendos incalculáveis ao município - observou a vice-prefeita.

Todos os anos uma cidade gaúcha é escolhida para sediar a Chama Crioula do Estado. Esse ano, São Lourenço do Sul teve a honra de realizar o evento tradicionalista, ocorrido em agosto. A eleição de escolha da sede acontece em um congresso estadual durante o mês de janeiro. Em 2010, Lagoa Vermelha sediará a disputa.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610