27/10/2009 | Terça-feira | 00h00

Prefeitura e AGERGS firmam convênio

Durante reunião técnica promovida pela Agência Estadual de Regulação dos...

Durante reunião técnica promovida pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), na tarde desta terça-feira (27/10), no Parque do Sindicato Rural, onde foram esclarecidas e discutidas as novas regras de saneamento estabelecidas pela Lei Federal nº 11.445/07 e pelo Regulamento dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Corsan, o prefeito Gil Marques Filho e a conselheira da AGERGS, Gertrudes dos Santos, assinaram convênio entre Município e Agência, no qual responsabiliza a AGERGS a fiscalizar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto que serão prestados pela Corsan em Itaqui pelos próximos 25 anos, conforme contrato que está para ser assinado. Na quarta-feira (4), em Porto Alegre, será a vez do prefeito firmar convênio com a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur) do RS.

Entre as atribuições da Agência reguladora, estão, por exemplo, analisar revisões tarifárias, fiscalizar a qualidade da água e dos serviços em geral, e realizar pesquisas de opinião pública.

– Estaremos sempre à disposição para harmonizar e resolver conflitos que possam surgir entre as partes envolvidas, neste caso Município e Corsan – disse Gertrudes.

– A credibilidade e o respeito adquiridos pela AGERGS ao longo dos anos nos dão a certeza de estarmos optando pelo caminho mais seguro – ressaltou o prefeito Gil, lembrando que Itaqui vinha sofrendo forte assédio de uma empresa privada para assumir os serviços de água e esgoto no município.

Reunião na Prefeitura

Gertrudes e os conselheiros Ricardo da Silva e Guilherme Villela estiveram reunidos com Gil e Claudete na Prefeitura antes do evento no Parque do Sindicato Rural. O encontro ocorreu durante esta manhã, no gabinete da vice-prefeita. Na oportunidade, os representantes da AGERGS expuseram aos chefes do Executivo como iria proceder a reunião da tarde e o ato de assinatura do convênio.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610