09/10/2009 | Sexta-feira | 00h00

Visa recolhe pneus velhos para destinação ambiental

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), recolheu...

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), recolheu durante o mês de setembro, de borracharias e revendas de pneus, cerca de 2300 pneus inservíveis. Todos foram tratados – com aplicação de veneno, por exemplo, para exterminar possíveis focos do mosquito da dengue – e armazenados no Ponto de Coleta de Pneus Municipal, localizado em um galpão na rua Tito Corrêa Lopes – antes funcionava em frente ao aterro sanitário.

Na manhã desta sexta-feira (9/10), a Reciclanip, braço ambiental da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), com sede em São Paulo, recolheu os pneus do Ponto de Coleta para serem encaminhados para a destinação ambiental. Eles serão transformados em combustível alternativo para a indústria de cimento (80%), pó de borracha, artefatos e asfalto (15%), assim como matéria-prima para fabricar solado de sapato, dutos fluviais, etc. (5%). Esse trabalho é possível graças a convênio firmado entre a Prefeitura e a Reciclanip, sem nenhum custo ao município.

– O que nos cabe é recolher os pneus velhos e tratá-los antes de guardá-los no Ponto de Coleta. Fazemos isso umas duas vezes por mês e depois chamamos a Reciclanip para levá-los daqui – explica o coordenador da Visa, Leandro Hiemer.

A Reciclanip contabiliza 311 pontos de coleta – incluindo Itaqui – em 21 estados brasileiros. A entidade trabalha no sentido de desenvolver programas e ações de conscientização ambiental para a população, através da participação de todos os agentes da cadeia produtiva – fabricantes, revendedores, borracheiros, reformadores, consumidores e poder público.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610