27/11/2009 | Sexta-feira | 00h00

Seminário de Combate à Violência contra a Mulher leva bom público à Câmara de Vereadores

A Assessoria de Políticas de Gênero promoveu durante a manhã e tarde...

A Assessoria de Políticas de Gênero promoveu durante a manhã e tarde desta sexta-feira (27/11), no plenário da Câmara de Vereadores, Seminário da 1ª Jornada de Combate à Violência contra a Mulher em Itaqui, com a realização de diversas palestras relacionadas ao tema.

Palestraram sobre ‘Políticas Públicas para as Mulheres’, a assessora de Políticas de Gênero Ivete Piffero, a prefeita em exercício Claudete Machado e a coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez. Também palestraram as advogadas Maria Alzira Achilles e Lia Mondadori, que abordaram os ‘Direitos da Mulher’, a presidente da Câmara de Vereadores Gislaine Brum, que falou sobre a ‘Participação da Mulher na Política’, a vereadora e presidente da Coordenadoria da Mulher da Casa Legislativa, Mara Ayub, que abordou o tema ‘Saúde da Mulher’ e, ainda, a secretária municipal de Administração e presidente da ONG Renova Mulher, Ana Lúcia Cabreira, que palestrou sobre ‘Acolhimento à Mulher Agredida’.

Minuto de silêncio

Em determinado momento do seminário, foi respeitado um minuto de silêncio em sinal de protesto pelos diferentes atos de violência praticados ainda hoje, em pleno século 21, contra as mulheres. Logo após, o pastor Miguel Silva, da Igreja Metodista, proferiu uma prece. Na sequência, a coordenadora Maria Helena Gonzalez foi presenteada com algumas lembranças do município pelas mãos da secretária Ana Lúcia Cabreira e da vereadora Gislaine Brum. Ela ainda foi declarada hóspede oficial do município, e recebeu da prefeita em exercício Claudete Machado, cópia do decreto.

Formatura de curso

Ao final, ocorreu a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Corte e Costura desenvolvido em parceria pelo Senac, Coordenadoria Estadual da Mulher e Assessoria de Políticas de Gênero, na sede da Associação Comercial e Industrial de Itaqui. As agraciadas foram: Amélia Elisa da Silva, Daniele Ferreira Lopes, Elesandra Pereira Torres, Eroilda Mery Escobar Cardoso, Ione Figueiredo Celestino, Maria Júlia Tavares Goularte, Maria Luiza Becker Salib, Rosângela de Souza, Sandra Lisete Shimidt, Silvia Pereira da Silva e Vera Lúcia Franco Diatel.

Palestras até quatro de dezembro

Dando sequência à programação da 1ª Jornada de Combate à Violência contra a Mulher em Itaqui, seguem sendo realizadas palestras aos alunos e professores da Urcamp, das escolas Odila Villordo de Moraes, São Patrício, Osvaldo Cruz e Técnica Itaquiense e, ainda, aos integrantes do Regimento Sá Britto, que sedia o último encontro no próximo dia quatro de dezembro. A ação, iniciada no último dia 19, faz parte da ‘Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’, que ocorre anualmente em todo o país, e que Itaqui está inserido.

Fonte/Fotos: Ascom PMI