16/12/2009 | Quarta-feira | 00h00

Administração promove treinamento sobre pregão eletrônico

A Secretaria de Administração, através do Setor de Licitações, promove...

A Secretaria de Administração, através do Setor de Licitações, promove na manhã desta sexta-feira (18/12), das 8h às 10h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, treinamento de qualificação para fornecedores de produtos e serviços comuns da Prefeitura.

O evento ocorre em razão da adoção do sistema operacional CidadeCompras para a realização de pregões eletrônicos. Portanto, é necessário o cadastramento e treinamento das empresas para que as mesmas estejam habilitadas para participar dos pregões.

Como funciona

O sistema funciona através de edital publicado na internet, onde os fornecedores podem consultar com detalhes o produto que a Prefeitura deseja comprar, se habilitando para a venda através do site www.cidadecompras.com.br. A empresa se cadastra, recebe uma senha e fica apta a participar do processo licitatório. O próximo passo é marcar a data para a realização do pregão. Enquanto isso, os fornecedores podem fazer suas propostas com o mesmo sigilo de uma licitação convencional.

No dia estipulado, o pregão é realizado virtualmente. As empresas dão seus lances, reduzindo sempre o preço inicial. Até o fim do pregão, cuja duração é determinada pelo pregoeiro, as propostas aparecem na tela do portal CidadeCompras sem que apareçam os nomes dos fornecedores.

Ao final, o sistema entra num período de 30 minutos no qual as empresas interessadas têm uma última chance de apresentar as suas propostas. Encerrado o processo, o sistema indica o vencedor. Todos os passos são registrados em uma ata eletrônica que fica disponibilizada para qualquer cidadão.

Fonte/Foto: Ascom PMI