14/04/2010 | Quarta-feira | 16h36

Agricultura adquire novos equipamentos para a patrulha agrícola do Itaó

Entrega do maquinário ocorreu em frente à Prefeitura

Da esq. p/ dir.: José Maciel (assessor de Mobilidade Urbana), Gelson Lopes (Redemaq), prefeito Gil Marques Filho, Luis Carlos Monteiro (Redemaq), Oneide Machado (secretário de Agricultura) e vice-prefeita Claudete Machado

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Agricultura recebeu no final da manhã desta quarta-feira, em frente à Prefeitura, os novos equipamentos que complementarão a patrulha agrícola da localidade do Itaó. Trata-se de um trator agrícola Massey Ferguson, uma carreta agrícola IBL e uma grade hidráulica niveladora Tatu. O maquinário foi adquirido através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) junto à empresa Redemaq Real Distribuidora de Máquinas Agrícolas Ltda., de São Borja (RS), vencedora da licitação, por R$ 81.440,00.

A Secretaria já havia recebido a primeira parte dos equipamentos no último dia 10 de fevereiro. As duas roçadeiras central e lateral, uma enxada rotativa encanteiradora, um reboque-tanque de combustível e uma grade mecânica de 12 discos foram adquiridos junto à empresa Comercial Agrícola Manjabosco, de Santo Augusto (RS), vencedora do certame naquela oportunidade. Desde então, estão sendo utilizados pelos moradores do Itaó, por meio de sua associação comunitária. Ao todo, somando o maquinário entregue hoje e em fevereiro, foram investidos R$ 117 mil.

Patrulha Agrícola

A Patrulha Agrícola consiste num conjunto de máquinas, equipamentos e implementos para atenderem serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação.

Prodesa

É um programa federal que consiste num conjunto de ações governamentais que visam apoiar os estados, municípios, o Distrito Federal, e entidades públicas e privadas em atividades de fomento ao setor agropecuário. É operado com recursos do Orçamento Geral da União – reservados aos municípios por meio de emendas parlamentares (no caso da patrulha agrícola do Itaó, com emenda de 2008 do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), no valor de R$ 97,5 mil) – que são depositados em conta específica, aberta em uma agência da Caixa Econômica Federal. É obrigatória a aplicação de contrapartida do município de 20%.

Fonte/Fotos: Ascom PMI