01/04/2010 | Quinta-feira | 20h39

Centro de Referência Especializado de Assistência Social estabelece metas para cumprir durante o ano

Consolidação das diretrizes do SUAS é uma das prioridades

Prefeito Gil e vice Claudete durante visita ao CREAS no ano passado. Da esq. p/ dir.: secretário de Ação Social, Sandro Veiga, Gil, Claudete e Alberto Garcia

Foto: Ascom PMI

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estabeleceu algumas metas para cumprir durante 2010, segundo o psicólogo Alberto Garcia, coordenador do Centro. Uma delas é reduzir o tempo de permanência em situação de abrigamento de crianças e jovens acolhidos pela Casa de Passagem e pela Fundação Venâncio Ramos da Silva. Uma pesquisa em parceria com o curso de Serviço Social da Unipampa – campus de São Borja – será realizada. Na oportunidade, serão mapeadas as situações de risco, com levantamento das violências e violações de direito, levando em consideração as famílias cadastradas no Bolsa Família.

Os atendimentos psicossociais diários, abertos às pessoas em situação de risco ou vítimas de violência terão prosseguimento. A consolidação das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através da implantação de programas e projetos que visem melhorar as condições de vida dos cidadãos, como por exemplo, o projeto de Apadrinhamento Afetivo – que busca minimizar o sofrimento das crianças e jovens abrigados, facilitando o restabelecimento ao vínculo familiar e social –, é uma das prioridades.

Ainda serão realizadas oficinas para jovens em situação de risco e seus familiares. Em relação aos jovens que estão em medida sócio-educativa, o CREAS supervisionará e, possivelmente, estabelecerá uma parceria com uma ONG para assisti-los. Em conjunto com a Secretaria de Ação Social, será dado apoio emergencial e atendimento a idosos em situação de risco.

– Todas essas ações só se realizarão efetivamente com a cooperação mútua e integração dos diversos setores sociais. Acreditamos que uma rede se desenvolve, não por decreto, mas sim, pelo desejo de muitos – afirma Alberto Garcia.

O CREAS também conta com o trabalho da assistente social Lauren Berro e de uma equipe de profissionais especializados no atendimento a pessoas vítimas de violência, em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados. Está localizado na Rua Afonso Escobar, 2018, atendendo de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Números de 2009

Em 2009, foram realizadas mais de 1.100 entrevistas sócio-psicológicas, ocorridas no próprio CREAS ou nas residências dos assistidos. Entre os registros mais significativos, destacam-se os abusos sexuais (32 casos atendidos), abusos físicos (44 casos) e abusos psicológicos (35 casos). Todos estes casos encontram-se judicializados, segundo Alberto. Também foram realizadas oficinas com jovens em situação de risco – motivada pela sexualidade precoce – e que tiveram seus direitos violados.

O que é o CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é um serviço público que atende determinações da Constituição Federal, agindo em parceria com a Federação, Estados e municípios. Em Itaqui, é vinculado à Secretaria do Trabalho e Ação Social, onde aos cidadãos – sejam eles crianças, jovens ou adultos – reserva-se o direito a atendimento especializado, bem como a acolhida em caso de violência física, psicológica ou sexual, e ainda situações de risco, negligência e violação de direito, tendo como proposta acolhimento integral da família. O CREAS trabalha em conjunto com o Conselho Tutelar, Polícia Civil, Brigada Militar, Judiciário e Ministério Público.

Fonte/Foto: Ascom PMI