30/04/2010 | Sexta-feira | 15h06

Encontro de Capacitação e Formação Continuada lota o CTG Cristóvão Pereira de Abreu

Em pauta, Educação Ambiental e sua Contextualização Histórica nas Práticas Escolares e Desafios Contemporâneos da Educação

Professores, em sua maioria mulheres, lotaram o CTG durante a manhã

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Educação realizou na manhã desta sexta-feira, no CTG Cristóvão Pereira de Abreu, a abertura do Encontro de Capacitação e Formação Continuada para Professores Municipais de Educação Infantil e Séries Iniciais, com a professora doutora em Educação Científica e Tecnológica, especializada em Preservação do Meio Ambiente, Noemi Bôer, e a professora mestre em Educação/Metodologia do Ensino, Terezinha Leão, ambas do Centro Universitário Franciscano (Unifra), da cidade de Santa Maria, instituição com a qual a Secretaria mantém convênio.

Os temas em pauta são os seguintes: Educação Ambiental e sua Contextualização Histórica nas Práticas Escolares e Desafios Contemporâneos da Educação. O prefeito Gil Marques Filho participou do ato de abertura, juntamente com a secretária de Educação, Martha Luzia Delgado. O salão principal da entidade tradicionalista foi tomado pelos docentes, em sua maioria mulheres, da rede municipal de ensino. As atividades estão tendo continuidade agora à tarde.

Professores de História no Prezewodowski

Também pela manhã, só que no Teatro Prezewodowski, os professores municipais de História acompanharam as palestras de Manoelito Savaris e sua esposa, Odila Savaris, sobre Chama Crioula e Festejos Farroupilhas. O historiador e tradicionalista Manoelito, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), vice-presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2010 e que está em Itaqui para participar do Painel Binacional de Resgate Histórico logo mais à noite, fez um apanhado da história do RS e da chama crioula. Já Odila falou sobre metodologia de aplicação dos contextos da história do RS e da chama crioula na escola. Ambos abordaram os costumes e as vestimentas do gaúcho, assim como a culinária, a literatura e as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>