29/04/2010 | Quinta-feira | 19h33

Falta pouco para que sejam removidos os primeiros moradores da zona ribeirinha

Na última medição desta quinta, régua marcava 8,30 m

Primeiras casas podem ser atingidas já na madrugada desta sexta

Foto: Arquivo/Ascom PMI

No último monitoramento da cheia, realizado às 17h desta quinta-feira pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcos dos Santos, o rio Uruguai estava 8,30 m acima do nível normal, 35 centímetros mais cheio em relação a primeira verificação do dia, às 7h, quando a régua apontava 7,95 m.

A marca é quase a necessária para que sejam removidos os primeiros moradores da zona ribeirinha. Para que isso ocorra, faltam apenas 20 centímetros, que devem ser ultrapassados já na madrugada desta sexta, se o rio continuar a subir. O nível máximo do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itá, na divisa dos municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC), é de 370 m. Às 18h, estava operando com 369,96 m, num volume d'água de 99,29%.

A Defesa Civil Municipal disponibiliza o fone (55) 9613-7163 para ligações 24h. Já a Secretaria de Serviços Urbanos, que também monitora o nível da cheia, atende pelo (55) 3433-2066.

Fonte/Foto: Ascom PMI