30/04/2010 | Sexta-feira | 11h25

Painel Binacional de Resgate Histórico acontece nesta sexta, no Teatro Prezewodowski

Evento inicia às 19 horas

A produtora cultural Renita Stíeler preside a Comissão Executiva da Chama Crioula 2010

Foto: Arquivo/Ascom PMI

A Comissão Executiva da Chama Crioula 2010 – Itaqui tchê espera!, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Câmara de Vereadores, realiza às 19h desta sexta-feira, no Teatro Prezewodowski, Painel Binacional de Resgate Histórico. Na oportunidade, serão apresentados o Painel Chama Crioula: Ontem, Hoje e Amanhã, e a logomarca da Chama Crioula 2010. O evento é uma promoção do Poder Legislativo.

Os painelistas são: Manoelito Savaris (historiador, tradicionalista, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha – CBTG, e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2010); Jesus Paim (escritor e pesquisador da história de Itaqui e do RS, e membro efetivo do Instituto de História e Tradicionalismo do RS e Associação de Escritores Três Fronteiras – Brasil, Argentina e Uruguai); Oscar Gres (tradicionalista, militar e presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG) e Juan Carlos Raffo (historiador e escritor argentino, e membro efetivo da Associação de Escritores Três Fronteiras – Brasil, Argentina e Uruguai).

Dando sequência à programação, amanhã (1º) será realizado o Concurso de Peão e Prenda do Município, às 8h, no Teatro Prezewodowski. A promoção é da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Já às 15h, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, acontecem o Encontro de Invernadas, uma promoção da Secretaria de Educação, e a Mateada de Confraternização, promovida pela Comissão Executiva da Chama Crioula 2010.

Fonte/Foto: Ascom PMI