29/04/2010 | Quinta-feira | 11h51

Prefeito anuncia beneficio da cesta básica a todos os servidores do município

Atualmente é contemplado quem ganha até R$ 1.125,25

Prefeito Gil durante o seu pronunciamento

Foto: Ascom PMI

Secretários de governo, assessores, servidores municipais, vereadores e imprensa acompanharam o pronunciamento realizado pelo prefeito Gil Marques Filho na manhã desta quinta-feira. Por cerca de 40 minutos, o gabinete do chefe do Executivo ficou pequeno para tanta gente. Todos atentos às informações que eram prestadas, transmitidas ao vivo pelas emissoras de rádio Pitangueira, Liberdade e Cruzeiro do Sul.

Gil iniciou parabenizando os trabalhadores de Itaqui, em especial os servidores municipais, pela passagem do Dia do Trabalho, que será comemorado no sábado (1º), lembrando, em seguida, que o prêmio assiduidade está sendo pago aos servidores que têm direito, desde 1º de janeiro. Na sequência, o prefeito mencionou o reajuste salarial concedido à classe no ano passado, de 5,9%, e o de 4,83%, já pago na folha do mês de março.

– É um esforço que estamos fazendo para contemplar os principais responsáveis pelo funcionamento da engrenagem chamada prefeitura. Só para vocês terem uma ideia, a arrecadação do município no 1º trimestre desse ano foi R$ 1 milhão menor em relação ao mesmo período de 2009 – disse.

O prefeito também falou sobre a negociação com o Banrisul em relação ao comprometimento da folha salarial em até 30% para créditos consignados.

– Com isso, sobra 70% do salário para ser gasto com outras necessidades – lembrou.

Como forma de presentear os servidores pelo Dia do Trabalho, como fez questão de ressaltar, Gil informou que os salários de abril serão pagos nesta sexta, já que num primeiro momento seriam depositados nas contas bancárias somente na terça-feira (4).

O chefe do Executivo ainda anunciou que o benefício da cesta básica será estendido a todos, a partir de maio, de forma facultativa, já que atualmente apenas quem recebe até R$ 1.125,25 é contemplado, entre ativos, inativos e pensionistas, e que ao longo do ano será providenciada uma consulta junto aos servidores, que sugere a substituição da cesta por uma espécie de auxílio alimentação, no valor aproximado de R$ 200,00, a partir de 2011.

Gil encerrou o seu pronunciamento solicitando a colaboração de todos os itaquienses no que diz respeito à colocação de lixo domiciliar em locais não apropriados, assim como restos de poda e construção que são deixados em frente às residências e estabelecimentos comerciais para retirada por parte da prefeitura.

– Não basta apenas cobrar do poder público. Todos têm de fazer sua parte. Se não for assim, teremos que aumentar o valor da taxa de lixo – explicou.

Logo após, o prefeito se colocou à disposição da imprensa, respondendo aos questionamentos dos repórteres das emissoras de rádio presentes. Dirimidas todas as dúvidas, Gil agradeceu a presença de todos e encerrou a entrevista coletiva.

Fonte/Fotos: Ascom PMI