Notícias

13/04/2010 | Terça-feira | 12h23

Saúde promove a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Itaqui

Evento ocorre no Teatro Prezewodowski

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Prefeito Gil saúda os participantes

Prefeito Gil saúda os participantes
Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem durante a manhã e tarde desta terça-feira, no Teatro Prezewodowski, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Itaqui, tendo como tema 'Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos – Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios'. O objetivo é fomentar a participação democrática de usuários, gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviço e parceiros intersetoriais, conduzindo discussões consistentes e elaborando propostas para a gestão municipal.

Participaram da abertura, que ocorreu por volta das 9 horas, compondo a mesa, o prefeito Gil Marques Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Éber de Almeida (PDT), os secretários Eliane Piffero (Saúde), Sandro Veiga (Ação Social) e Martha Luzia Delgado (Educação), a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lautia Boaz, a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Mulazzani, e a representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Isabel Pradel.

Logo após, abriu os trabalhos a vice-prefeita de Alegrete, que é especialista em Saúde Coletiva e Saúde Mental Coletiva. Ela falou sobre o tema 'Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais – Organização e Consolidação da Rede'.

Na sequência, ainda pela manhã, falariam a psicóloga do CAPS II de Uruguaiana, Ana Cláudia Alves de Morais, sobre 'Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecer os Movimentos Sociais – Álcool e outras Drogas como Desafio para Saúde e Políticas Intersetoriais', e o delegado de Polícia Civil, Rafael Brodbeck, com o tema 'Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial – Violência e Saúde Mental'.

À tarde, a abertura dos trabalhos está prevista para as 13h30min. Na oportunidade, será abordado o tema 'O Desafio na Abordagem e Tratamento à Usuários de Drogas', com a assistente social do Hospital São Patrício, Lauren Berro, a defensora pública Patrícia Buzatto, o presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, Roger Villa, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Astor Fleck, a presidente do Conselho Tutelar, Solimar Asteggiano, e a psicóloga do CAPS, Lautia Boaz.

– Vamos lutar para que ainda esse ano seja implantado em Itaqui o CAPS Álcool e Drogas – disse Lautia.

Segundo o cronograma do evento, a conferência será finalizada com a formação de grupos de trabalho, elaboração de relatório com propostas que serão sugeridas aos órgãos competentes e eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde Mental.

Imagens Relacionadas
  •        
  •