13/05/2010 | Quinta-feira | 19h30

Chefe de gabinete participa de audiências em Corrientes sobre a construção da ponte Itaqui/Alvear

Divulgada a empresa que realizará os estudos de viabilidade econômica, financeira e ambiental

Da esq. para dir.: Horacio Colombi, Alina Goyeneche, César Klein, Mateo Maidana e seu assessor, e Daltro Bernardes

Foto: Ascom PMI

O chefe de gabinete Daltro Bernardes reuniu-se nesta quarta e quinta, na cidade de Corrientes (ARG), capital da Província (Estado) de Corrientes, com o governador Horacio Colombi, o presidente da Câmara dos Deputados (Assembleia Legislativa), Pedro Cassani, e o ministro (secretário estadual) de Obras e Serviços Públicos, Aníbal Godoy, para tratar sobre a construção da ponte internacional Itaqui/Alvear (ARG). Daltro se deslocou ao país vizinho acompanhado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Itaqui, César Klein.

Durante as audiências, a dupla brasileira entregou às autoridades cópia do Diário Oficial da União da segunda-feira (10), onde consta a publicação do Resultado de Habilitação da Concorrência Internacional nº 804/2009, vencida pela empresa argentina Iatasa Ingenieria, que irá fazer os estudos de viabilidade econômica, financeira e ambiental para a construção de novas travessias sobre o rio Uruguai – além de Itaqui/Alvear, estão na briga Porto Xavier/San Javier (ARG) e Porto Mauá/Alba Posse (ARG). As duas cidades gaúchas, localizadas na região Noroeste do Estado, fazem fronteira com a Província argentina de Misiones. A deputada provincial Alina Goyeneche acompanhou Daltro e César nas audiências com o governador e o presidente da Câmara. O prefeito de La Cruz (ARG), Mateo Maidana, também esteve no encontro com o chefe do Executivo.

Como a Iatasa é argentina, Daltro solicitou aos correntinos que marquem uma reunião com os representantes da empresa. O objetivo, segundo ele, é para que as lideranças políticas de ambos os países saibam como serão conduzidos, em cada um dos municípios postulantes, os trabalhos baseados nos termos de referência mencionados no acordo celebrado em 15 de dezembro de 2000, em Florianópolis, e promulgado pelo Decreto nº 4.990, de 18 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre a construção e operação de novas travessias rodoviárias sobre o rio Uruguai. Todos se dispuseram a entrar em contato com a Iatasa, que localiza-se em Buenos Aires, para sugerir o encontro antes de se iniciarem os estudos de viabilidade.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>