03/05/2010 | Segunda-feira | 10h31

Painel Binacional de Resgate Histórico reúne brasileiros e argentinos no Teatro Prezewodowski

Evento é parte da programação do acendimento da Chama Crioula do Estado

Da esq. p/ dir.: Paim, vereador Éber de Almeida (PDT, presidente do Legislativo), Savaris e Yolanda

Foto: Ascom PMI

A Comissão Executiva da Chama Crioula 2010 – Itaqui tchê espera!, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, realizou na noite da sexta-feira (30), no Teatro Prezewodowski, Painel Binacional de Resgate Histórico. Na oportunidade, foram apresentados o Painel Chama Crioula: Ontem, Hoje e Amanhã, e a logomarca da Chama Crioula 2010. O evento, promovido pela Câmara de Vereadores, reuniu brasileiros e argentinos na casa de espetáculos.

O primeiro painelista a falar foi o itaquiense Jesus Paim, escritor e pesquisador da história de Itaqui e do RS, e membro efetivo do Instituto de História e Tradicionalismo do RS e Associação de Escritores Três Fronteiras, que abordou a história de Itaqui. Paim discorreu sobre a emancipação do município, lembrando que Santiago, até 1876, e São Francisco de Assis, até 1884, foram distritos de Itaqui. O pesquisador ainda falou sobre a Flotilha do Alto Uruguai, que esteve baseada no município durante 43 anos, sobre o Prezewodowski, onde já se apresentaram artistas como Tônia Carrero e Vicente Celestino e companhias de teatro do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevideo, e sobre o Saladeiro São Felipe (1910-1930), que exportava charque para Buenos Aires, EUA e Inglaterra.

Na sequência, foi a vez da correntina Yolanda Aguilera, da vizinha São Tomé (Província de Corrientes – ARG), apresentar o seu painel. A diretora do Instituto de Formação Docente Jorge Luis Borges, organizadora de encontros da cultura jesuítico-guarani e produtora e apresentadora de programa de rádio lembrou da fundação de São Tomé, em 1632, dizendo que o povoado foi uma antiga redução jesuítica, invadida e destruída pelos portugueses em 1815. Yolanda encerrou falando sobre a semelhança das culturas do RS e da Argentina, citando ritmos musicais que embalam os dois povos e costumes e termos utilizados no dia-a-dia.

Po fim, falou o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), vice-presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG) e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2010, Manoelito Savaris, que fez um resgate histórico da Chama, de 1947 até os dias de hoje. Segundo Savaris, em Porto Alegre, naquele período pós-guerra, quem usava bombacha era considerado desordeiro e inculto.

– Para os moradores da capital, o legal era vestir-se de jeans, tomar coca-cola e escutar rock e jazz – disse o presidente do IGTF.

Ele também lembrou que em 1954, em Santa Maria, o itaquiense Manoelito de Ornelas presidiu o primeiro congresso tradicionalista, ressaltando que Itaqui é a única cidade do RS que homenageia o 'grupo dos oito' fundadores do movimento, referindo-se ao painel da Praça Marechal Deodoro da Fonseca onde constam os oito fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a chama crioula – o monumento foi inaugurado em 1997 com a presença de todos eles, aí inclui-se o itaquiense Orlando Jorge Degrazia. O tradicionalista ainda afirmou que o MTG é o fenômeno social mais importante do mundo e que a Chama 2010 terá cunho internacional, pois virão centelhas da Argentina e Uruguai.

– Esse é um momento histório para o município. A minha geração não presenciará outro acendimento da Chama Crioula do Estado em Itaqui – finalizou.

Dando sequência à programação, na tarde de sábado (1º), na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, aconteceu o Encontro de Invernadas, promovido pela Secretaria de Educação, e a Mateada de Confraternização, uma promoção da Comissão Executiva da Chama Crioula 2010. Também foram escolhidos, durante o final de semana, através de concurso promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, o peão e a prenda do município. O resultado será divulgado no próximo dia 5 de junho, durante o Jantar Baile de Integração Tradicionalista.

Fonte/Fotos: Ascom PMI