05/05/2010 | Quarta-feira | 19h03

Apresentação ocorreu na Câmara de Vereadores

Prefeito Gil (E), vereador Éber e vice-prefeita Claudete

Foto: Ascom PMI

No final da manhã desta quarta-feira, cumprindo o que determina o artigo 20 da Lei Orgânica do Município – anualmente, dentro de 60 dias do início da Sessão Legislativa, a Câmara de Vereadores receberá, em Sessão Especial, o prefeito, que informará, através de relatório, o estado em que se encontram os assuntos municipais –, o prefeito Gil Marques Filho, acompanhado da vice-prefeita Claudete Machado, prestou contas do exercício de 2009 no Palácio Rincão da Cruz.

Gil iniciou apresentando os números orçamentários do município, informando, em seguida, que a Saúde teve investimentos de 16,6% – valor 1,6% maior em relação ao exigido pela União – e a Educação de 30% – a exigência é que sejam investidos recursos na ordem de 25% do orçamento. O prefeito também lembrou do reajuste salarial de 5,9% concedido aos servidores municipais, do contrato assinado com o IPE-Saúde e da criação de secretarias e assessorias que estão dando resposta positiva. O mandatário encerrou apresentado, em slides, e através de fotos registradas pela assessoria de comunicação ao longo do ano, as principais ações das secretarias e assessorias de governo.

Para encerrar, falou o representante do Sistema de Controle Interno da prefeitura, João Luis Ferner, que detalhou os números apresentados pelo prefeito no início da Sessão. João Luis destacou os R$ 54,3 milhões arrecadados e os R$ 51,7 milhões gastos pelo município, chegando-se ao superávit orçamentário para minimizar amortização de dívidas de pouco mais de R$ 2,6 milhões.

Logo após, o presidente da Casa, vereador Éber de Almeida (PDT), abriu espaço para perguntas dos parlamentares. Apenas o vereador Sérgio Motta (PMDB) quis falar. Ele questionou os gastos excessivos com o pagamento de algumas horas-extras e os investimentos, conforme disse, “altos demais” no Projeto Ouro Doce, da Secretaria de Agricultura. Gil agradeceu a intervenção do parlamentar e respondeu que não há privilégios para quem quer que seja dentro da administração, mas que esse tipo de fiscalização por parte dos vereadores é fundamental para que não ocorram falhas administrativas. Sobre o Ouro Doce, o prefeito disse que dará continuidade ao projeto, já que foi idealizado pela prefeitura, mas que está estudando uma forma de repassá-lo à iniciativa privada.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>