07/05/2010 | Sexta-feira | 16h56

Prefeito recebe visita do deputado Luis Carlos Heinze

Na pauta, o R$ 1,6 milhão que será destinado a Itaqui pelo Ministério da Integração Nacional

Gil (D) e Heinze conversam sobre o recurso do Ministério da Integração Nacional

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no final da manhã desta sexta-feira, em seu gabinete, a visita do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), que chegou acompanhado dos vereadores progressistas Márcio Palma e Igor Ardais, de assessores e ainda correligionários locais de seu partido. Durante o encontro, Heinze orientou o prefeito e o secretário de Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, em relação a como proceder na utilização do R$ 1,6 milhão que será destinado ao município pelo Ministério da Integração Nacional.

O recurso, que servirá para amenizar os prejuízos decorrentes das cheias dos rios Uruguai, Ibicuí e Butuí, ocorridas em novembro do ano passado, deverá ser disponibilizado em no máximo 120 dias. Segundo Hildebrando, R$ 1 milhão será usado na manutenção de estradas do interior, R$ 500 mil em reparos de ruas e R$ 100 mil na recuperação de casas. A prefeitura abrirá licitação para execução das obras. O deputado ainda anunciou a destinação de emenda de sua autoria no valor de R$ 100 mil, via Ministério das Cidades, para ser utilizada em mobilidade urbana.

No final, Gil colocou o deputado a par da situação atual do aterro municipal, explicando o seu interesse em reativar no local a usina de reciclagem de lixo. Heinze explicou que essa é uma questão que leva em média de três a quatro anos para ser resolvida. Segundo ele, o município tem de enviar o projeto ao escritório regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Porto Alegre, para, depois de aprovado, ser remetido à sede, em Brasília. Como o projeto já existe, o secretário Hildebrando ficou de entregar uma cópia ao deputado ainda nesta sexta, para que ele 'dê uma força' nesse sentido, já que conhece como poucos os caminhos a serem percorridos.

Fonte/Fotos: Ascom PMI