12/07/2010 | Segunda-feira | 15h19

Entregues os documentos para adesão ao Primeira Infância Melhor

Em breve, município estará habilitado para desenvolver o programa do governo do Estado

Bruno Souza recebe a documentação

Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

Na manhã desta segunda-feira, na Secretaria de Educação, ocorreu uma reunião em conjunto com as secretarias de Saúde e Ação Social sobre o programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Estado. Na oportunidade, foram entregues ao delegado adjunto da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Bruno Souza, os documentos de adesão do município ao PIM. Com isso, em breve Itaqui estará habilitado para desenvolver o programa.

Estiveram presentes os integrantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) do PIM, composto por Elisete Pereira (Educação), Jussara Muniz (Ação Social) e Carmine Spohr (Saúde), assim como a secretária de Saúde, Eliane Piffero, a enfermeira Fernanda Bottega, a chefe do Setor de Pessoal da Secretaria de Educação, Márcia Scarrone – que representou a secretária Martha Luzia Delgado –, e Vera Messina (Educação), que será a monitora do PIM.

O programa Primeira Infância Melhor foi criado em 7 de abril de 2003, frente à urgência de atendimento integral às necessidades essenciais da criança em seus primeiros anos de vida. Adaptado à realidade gaúcha, é inspirado em modelos internacionais, como o programa cubano ‘Educa a tu Hijo’, do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (CELEP). A coordenação do PIM é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com as secretarias de Estado da Educação, da Cultura e da Justiça e Desenvolvimento Social.

Entre os ganhos dos municípios que já implantaram o programa, estão a diminuição da evasão e da repetência escolar, redução do índice de gravidez na adolescência, melhora da qualificação da mão-de-obra, diminuição do gasto com saúde pública e redução da delinquência juvenil.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação