06/07/2010 | Terça-feira | 11h19

Inaugurada exposição sobre Itaqui na Assembleia Legislativa

Mostra sobre fotos, dados históricos e produtos produzidos no município se estende até a sexta-feira

Delegação itaquiense presente na inauguração da mostra

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a Comissão Executiva da Chama Crioula 2010 – Itaqui tchê espera!, promovem desde esta segunda-feira, na Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, uma exposição sobre Itaqui com fotos, dados históricos e produtos produzidos no município. A mostra, inaugurada no final da tarde de ontem, se estende até a sexta-feira (9) e está aberta ao público para visitação das 8h30min às 18h30min.

Durante a abertura, que contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho, da primeira-dama Adília Marques e de uma delegação composta por secretários e assessores do governo, e representantes da Câmara de Vereadores e de entidades tradicionalistas do município, se apresentaram o cantor nativista Elton Saldanha – itaquiense nascido no Bairro Chácara, que cantou o hino de Itaqui – e a declamadora Liliana Cardoso – funcionária da AL, responsável pelo cerimonial do evento e que declamou a poesia 'Chama Crioula', de autoria do poeta itaquiense João Sampaio. O presidente da Casa, Giovani Cherini (PDT), e outros deputados também estiveram presentes, assim como representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), da 3ª Região Tradicionalista (3ª RT) e, ainda, itaquienses que residem na capital.

A exposição é parte da programação do 63º Acendimento da Chama Crioula do Estado, que inaugura oficialmente os festejos farroupilhas em todo o RS, e que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto em Itaqui. Já no próximo dia 17, na Fazenda Itú, ocorrerá o lançamento da Programação Oficial do Acendimento da Chama Crioula 2010. O evento será destinado à imprensa, autoridades e patrocinadores.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>