09/07/2010 | Sexta-feira | 15h35

Prefeitura repassa R$ 100 mil ao Hospital São Patrício

Recurso será investido em aparelhagem e na estrutura física do prédio

Da esq. para a dir.: Hamilton, Eliane, Ademar, Firmino e Gil

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta sexta-feira, no gabinete, o prefeito Gil Marques Filho realizou a entrega simbólica de um cheque de R$ 100 mil ao presidente do Conselho de Administração, Firmino Fernandes Lima Júnior, e ao administrador do Hospital São Patrício (HSP), Ademar Lermen. Também estiveram presentes os secretários Eliane Piffero (Saúde) e Hamilton Berro (Fazenda).

O recurso é oriundo do governo federal, através da Medida Provisória nº 473, de 15 de dezembro de 2009 – que autoriza o repasse de recursos ao Estado do RS para o enfrentamento de desastres ambientais na área de saúde –, e da Portaria nº 3.120/GM, de 17 de dezembro de 2009 e publicada no Diário Oficial da União do dia seguinte – que autoriza o repasse de recursos ao Estado do RS visando à reestruturação da rede de atenção da saúde e às repercussões assistenciais do aumento da demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O valor em questão foi repassado ao município, por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES), em razão do Decreto Municipal nº 5.407, de 26 de novembro de 2009, de situação de emergência, publicado por causa dos eventos climáticos registrados entre os meses de setembro e dezembro, como, por exemplo, chuvas, vendavais e enchentes que assolaram Itaqui. Após o depósito do cheque em conta bancária do Fundo Municipal de Saúde, os R$ 100 mil, enfim, serão entregues ao HSP.

O recurso será utilizado, segundo consta no Plano Operativo aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo próprio município, para reformar e readequar áreas físicas de atendimento do SUS no HSP, assim como para investir na recuperação de equipamentos e também no reaparelhamento da Rede de Atenção à Saúde. As ações terão como objetivo diminuir a vulnerabilidade do Sistema de Saúde em relação a possíveis desastres ambientais, já que durante o período mencionado ocorreram destelhamentos, infiltrações d'água e problemas na rede elétrica, ocasionando a paralisação de diversos setores, como lavanderia, bloco cirúrgico, hemodiálise e radiologia.

Fonte/Fotos: Ascom PMI