13/07/2010 | Terça-feira | 11h11

Visa implanta em Itaqui o projeto Pequenos Vigilantes, do CEVS

Participam alunos das escolas municipais Ulisséa Lima Barbosa, Ranulfo Lacroix e José Gonçalves da Luz

Gurizada um pouco antes de sair às ruas

Foto: Ascom PMI

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) implantou em Itaqui o projeto Pequenos Vigilantes, desenvolvido por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e que consiste na formação de pequenos vigilantes sanitários. Na primeira etapa, através de palestras, as crianças e jovens aprendem a ter cuidados com os alimentos, como formas de conservação, por exemplo, e também a se prevenir contra a dengue, tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito causador da doença. O objetivo é que elas promovam em casa a discussão sobre o tema, tornando-se multiplicadores. Já no segundo momento, saem às ruas para distribuir materiais informativos e conferir na prática o trabalho dos agentes de endemias. E foi isso que ocorreu na manhã desta terça-feira.

Alunos da 7ª série da Escola Ulisséa Lima Barbosa, do bairro Pró-Morar – o projeto também está sendo desenvolvido nas escolas Ranulfo Lacroix (Vila Nova) e José Gonçalves da Luz (no bairro homônimo), totalizando 100 crianças –, percorreram as principais ruas do bairro durante as primeiras horas para orientar moradores e comerciantes, assim como 'colocar a mão na massa', literalmente, pois ajudaram os agentes de endemias a recolher o lixo depositado em locais impróprios e a coletar amostras de larvas de mosquito. E assim será na Vila Nova e no José da Luz. A ideia, segundo o coordenador da Visa, Leandro Hiemer, é manter o Pequenos Vigilantes até o final do ano.

A Vigilância Sanitária requereu junto ao CEVS, gratuitamente, a adesão ao projeto no final do mês de junho. Logo após, foram repassados pelo Estado os kits para serem usados no município. Cada um vem com revista e folder explicativos, manual para o monitor, guia para o aluno, camiseta e boné.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>