31/08/2010 | Terça-feira | 08h58

Gil e Daltro encaminham demandas na Secretaria da Segurança Pública

Nomeação de delegado titular é uma das solicitações

Da esq. p/ dir.: Gil, Daltro, Rosado e Vianna

Foto: Amilton Belmonte/ASCOM SSP

Na tarde desta segunda-feira, em Porto Alegre, o prefeito Gil Marques Filho e o chefe de gabinete, Daltro Bernardes, participaram de uma audiência na Assessoria de Demandas Públicas (ADP) da Secretaria da Segurança Pública do RS, com o coordenador Utinguaçú de Farias Rosado. O assessor técnico da Assembleia Legislativa, Marcos Vianna, acompanhou as autoridades do Executivo durante o encontro.

Na oportunidade, Gil e Daltro solicitaram a nomeação de um delegado titular para a DP local, assim como o aumento dos efetivos da Polícia Civil e Brigada Militar. Ambos ainda sugeriram a Rosado que a BM assuma, na totalidade, a unidade local do Corpo de Bombeiros. Atualmente, oito servidores municipais atuam em parceria com soldados da Brigada, na chamada ‘corporação mista’.

Segundo o coordenador da ADP, o governo do Estado forma, em outubro, turma de 200 novos delegados que está em fase final de formação na Academia da Polícia Civil. Antes, no próximo sábado (4), 606 escrivães e inspetores concluem o estágio na Academia. Eles serão nomeados para Porto Alegre e interior. Rosado destacou, também, que nesta terça-feira encerra-se o prazo de inscrição para o concurso público da PC, que está ofertando 500 vagas de escrivão e inspetor.

Sobre a Brigada Militar, o coordenador ressaltou que o governo do Estado autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 1.800 novas vagas de soldado e outras 1.800 para o banco de cadastro. O edital do certame deverá ser lançado nos próximos dias. Já em relação à solicitação envolvendo o Corpo de Bombeiros, Rosado repassará o assunto para análise do Comando Geral da Brigada Militar.

Logo após a audiência na ADP, Gil e Daltro foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, que cumpria outra agenda da Pasta no mesmo horário, mas que mesmo assim atendeu a representação itaquiense.

Fonte: Ascom PMI
Fotos: Amilton Belmonte/ASCOM SSP