Notícias

19/08/2010 | Quinta-feira | 16h19

Prefeitura e Z-12 celebram parceria

Iniciativa tem como objetivo operacionalizar o programa ‘Rio Uruguai, Resgate e Sustentabilidade’

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Da esq. pra dir.: Valdir, Lucia, Cassiane, Elizângela, Nelson e Gil

Da esq. pra dir.: Valdir, Lucia, Cassiane, Elizângela, Nelson e Gil
Foto: Ascom PMI

A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semai), e a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-12, de acordo com o art. 9º da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, e art. 8º do Decreto nº 3.100, de 30 de junho de 1999, celebraram na manhã desta quinta-feira, no gabinete do prefeito, termo de parceria que tem como objetivo operacionalizar o programa ‘Rio Uruguai, Resgate e Sustentabilidade’. Participaram do ato o prefeito Gil Marques Filho, o secretário de Meio Ambiente, Valdir Fontela, a presidente da Z-12, Lucia de Freitas, a conselheira fiscal, Elizângela de Lima, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Nelson Victoria, e a acadêmica do curso de Agronomia, Cassiane Victoria.

A ideia de se montar o programa surgiu de uma parceria entre Semai e Unipampa, que entenderam que havia a necessidade de se desenvolver ações educativas e ambientais relacionadas à preservação do rio Uruguai e seu entorno. Para isso, será elaborado projeto por uma equipe técnica da universidade que, posteriormente, será encaminhado a uma comissão avaliadora de projetos do programa Petrobras Ambiental. Se aprovado pela estatal, aportarão significativos recursos no município para efetivação do programa, pois, de 2010 a 2012, a empresa destinará um total de R$ 78 milhões a iniciativas em todo o Brasil que contribuem para a conservação e preservação dos recursos ambientais e à consolidação da consciência socioambiental brasileira voltadas para o tema ‘Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável’.

Segundo o prefeito, a Unipampa também celebrará oficialmente, assim como fez a prefeitura, uma parceria com a colônia de pescadores. Em relação aos prováveis recursos que aqui chegarem, o Rotary Club de Itaqui colocou-se à disposição para gerenciá-los, conforme informação do professor Nelson.

Fonte/Foto: Ascom PMI