27/08/2010 | Sexta-feira | 15h19

Unipampa solicita à prefeitura doação de área para ampliação do campus

Seriam investidos cerca de R$ 8 milhões em obras de infraestrutura e paisagismo

Da esq. p/ dir.: Hildebrando, Hamilton, Gil, Felipe e Eloir

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na manhã desta sexta-feira, das mãos do coordenador acadêmico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Eloir Missio, e do coordenador administrativo, Felipe Ethur, ofício da instituição de ensino, com data do último dia 24, no qual a reitora Maria Beatriz Luce solicita à prefeitura a disponibilização de uma área de 4,5 hectares para ampliação do campus. Também participaram da reunião, ocorrida no gabinete da vice-prefeita, os secretários Hamilton Berro (Fazenda) e Hildebrando dos Santos (Relações Institucionais e Captação de Recursos).

No documento, consta que a área pleiteada é contígua e contínua ao terreno onde já há um prédio em uso e estão em vias de construção outros. Segundo o mesmo documento, o terreno atual, que foi doado pela prefeitura durante a administração anterior para a implantação da universidade, já se tornou escasso para as atuais necessidades acadêmicas, mesmo que acrescido de um outro lote que foi adquirido pela própria Unipampa no ano passado.

Conforme explica a reitora no ofício, a aquisição da nova área, com ampliação da infraestrutura e ambientação paisagística, faz-se necessária diante do irreversível aumento das atividades acadêmico-científicas, entre as quais ela destaca a expansão das vagas para cursos de graduação, já a partir de 2011, estando em estudo um Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, redimensionamento da biblioteca e laboratórios, estruturação de área ampla para experimentos práticos dos cursos de Agronomia e Ciência e Tecnologia Agroalimentar, assim como estruturação de área para recreação, esportes, lazer e cultura, construção de auditórios multifuncionais, entre outras. Segundo Eloir Missio, os investimentos do governo federal no campus girariam em torno de R$ 8 milhões, o que possibilitaria tornar a Unipampa uma instituição de excelência acadêmica e relevante para o desenvolvimento sócio-econômico e científico-tecnológico-cultural da região.

O prefeito Gil ficou entusiasmado com o projeto e imediatamente solicitou aos secretários Hamilton e Hildebrando que providenciem um estudo minucioso da área requerida, visando, posteriormente, a aquisição e doação para a instituição pública de ensino superior.

Fonte/Foto: Ascom PMI