03/09/2010 | Sexta-feira | 11h49

Aberta a Semana da Pátria

Desta vez, chuva não impediu a realização da solenidade

Momento do acendimento da Pira da Pátria

Foto: Ricardo Cabreira/CVI

Apesar da chuva, que insiste em cair desde o início da semana, a Secretaria de Educação e o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec) decidiram conjuntamente, na primeira hora da manhã desta sexta-feira, realizar a solenidade de abertura da Semana da Pátria. Após dois adiamentos em razão do mau tempo, o ato iniciou às 9 horas na Praça Marechal Deodoro da Fonseca e contou com as presenças de autoridades civis e militares.

Durante a solenidade, a Pira da Pátria foi acesa pelo tenente Borges e uma comitiva de atletas do 1º RC Mec, que conduziram o fogo simbólico do regimento até a praça. As bandeiras foram hasteadas pelo prefeito Gil Marques Filho (Brasil), o ten.-cel. Adalberto de Oliveira Franco, comandante do 1º RC Mec (RS), e pelo vereador Éber de Almeida, presidente do Legislativo (Itaqui). O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda Municipal, regida pelo maestro André Toledo. Discursaram o prefeito e a secretária de Educação, Martha Luzia Delgado, que exaltaram o sentimento de amor à pátria.

Este ano, o tema nacional da Semana da Pátria é 'Amazônia – Patrimônio do Povo Brasileiro'. Já o Estado homenageia a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com o tema 'Conquistando Caminhos para Ser e Conviver'. Em Itaqui, o tema é 'Diversidade'. Confira abaixo a programação das festividades alusivas à Independência do Brasil divulgada pela Secretaria de Educação. Cabe ressaltar que a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite desta quinta.

Sexta-feira (3)

> Hora: 19h
> Sessão Solene alusiva à Semana da Pátria
> Local: Loja Maçônica