Notícias

07/10/2010 | Quinta-feira | 09h33

Projeto Bilíngue é reiniciado pela Secretaria de Educação

Pasta também realiza pré-inscrições para o Proeja-FIC

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Brasileiros e argentinos durante reunião do Projeto Bilíngue

Brasileiros e argentinos durante reunião do Projeto Bilíngue
Foto: Divulgação/Sec. de Educação

Na última terça-feira (5), com a presença de educadores argentinos, a Secretaria de Educação realizou reunião do Projeto Bilíngue, na retomada das atividades este ano. Participaram do encontro, realizado na sede da Pasta, a secretária Martha Luzia Delgado, diretoras e professoras das escolas municipais Otávio Silveira e Vicente Solés, além das supervisoras do setor pedagógico da Secretaria.

Representando o país vizinho, estiveram presentes o coordenador do Programa de Educação Plurilíngue, do Ministério (Secretaria) da Educação e Cultura da Província (Estado) de Corrientes, Carlos Torres, a assessora pedagógica da Escuela 123, de Alvear, Verônica Guglielme, e a assessora pedagógica da Escuela 478, de La Cruz, Flávia Lujan.

O projeto tem como objetivo tornar os alunos agentes transformadores, praticando ações que contribuam para o desenvolvimento da cidadania. Os educadores de Itaqui, Alvear e La Cruz trocam experiências entre si, para depois interagirem com a gurizada de ambos os países. Na reunião de terça, foram definidas duas datas para aplicação do projeto. Na próxima quarta-feira (13), irão interagir as escolas Otávio Silveira e 123. E no dia 19, será a vez das escolas Vicente Solés e 478.

Proeja-FIC

A Secretaria está realizando, na Escola Otávio Silveira, as pré-inscrições para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental (Proeja-FIC), do Ministério da Educação, voltado para os pescadores locais que não têm o ensino fundamental. Ao final de dois anos, eles terão concluído o fundamental e o profissional da pesca. Os que já concluíram o ensino médio, podem participar do profissionalizante.

Na quarta (13), na escola, às 19 horas, será realizada uma reunião entre os pré-inscritos e os professores/instrutores do Instituto Farroupilha, de São Borja. E nos dias 18 e 19, os professores aplicarão, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, um questionário sócio-profissional. A presença de todos os pré-inscritos é obrigatória.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Divulgação/Sec. de Educação