23/11/2010 | Terça-feira | 13h24

Prefeita em exercício e secretário de Agricultura visitam produtores beneficiados pelo Crédito Fundiário

Eles adquiriram 76 hectares de campo na localidade de Sesmaria Rocha

Claudete e Oneide conversam com os produtores

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta terça-feira, na localidade de Sesmaria Rocha, denominada ‘Corredor das Tropa’, a prefeita em exercício, Claudete Machado, e o secretário de Agricultura, Oneide Machado, visitaram os produtores rurais beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, integrante do Plano Nacional de Reforma Agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao todo, são 14 famílias que adquiriram recentemente, em conjunto, no local, 76 hectares financiados de campo – média de 5,4 hectares para cada –, com dois anos de carência para iniciar o pagamento das parcelas, que por sua vez poderão ser quitadas em 17 anos.

Durante a visita, Claudete e Oneide conversaram com os produtores, conheceram as primeiras instalações e caminharam em meio às plantações. Valter Araújo, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, que também estava presente, cadastrou as famílias para que futuramente possam ser incluídas em programas sociais do governo federal.

Em uma das propriedades, cujo dono é Pedro dos Santos, já estão sendo plantados, em uma área de cinco hectares, melancia, mandioca, moranga, milho, feijão, abóbora e amendoim. Há também um poço artesiano que está recebendo manutenção por intermédio da Secretaria de Agricultura, responsável pela instalação adequada das famílias, já que atua em parceira com o Ministério.

O Programa

O Programa Nacional de Crédito Fundiário possibilita a trabalhadores rurais, posseiros, arrendatários e filhos de agricultores familiares o acesso à terra, contribuindo na ampliação e consolidação da agricultura familiar, buscando o aumento da renda e a conseqüente melhoria das condições de vida da população rural.

As novas condições do Crédito Fundiário representam uma redução de mais de 30% do custo de financiamento. O programa veio substituir o Banco da Terra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, uma vez que as regiões Norte e Nordeste não faziam parte do atendimento pelo Banco da Terra, mas sim pelo Crédito Fundiário.

Fonte/Fotos: Ascom PMI