10/01/2011 | Segunda-feira | 10h11

Na pauta, carnaval e Posto de Saúde da Mulher

Claudete e Júlio Quadros durante o encontro

Foto: Ascom PMI

No final da tarde da sexta-feira (7), a prefeita em exercício, Claudete Machado, recebeu a visita do deputado estadual Júlio Quadros (PT). O encontro, ocorrido na prefeitura, contou também com as presenças do secretário substituto de Cultura, Cristiano Rheinheimer, e de representantes de algumas escolas de samba da cidade.

Na oportunidade, o deputado, acompanhado pelos assessores Márcio Mota – itaquiense, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui (Liesi) – e Claudio Toralles – mestre de bateria em 2010 da escola de samba Praiana, de Porto Alegre, e 25 anos de experiência no ramo –, entregou à prefeita cópia do projeto 'Itaqui - Carnaval 2011', elaborado e encaminhado pela Liesi ao Ministério da Cultura, onde foi aprovado e autorizado a captar recursos de até R$ 1.473.100,00 para o carnaval de rua de Itaqui.

– Esse valor disponibilizado pelo Ministério, através do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), é fantástico. É resultado da seriedade do projeto de vocês – disse Júlio Quadros, um entusiasta da maior festa popular brasileira.

Segundo Márcio Mota, uma empresa da Capital – Calbert Design – foi contratada para captar os recursos, que terão dois destinos: entidades e infraestrutura. Ele informou ainda à Claudete e aos carnavalescos presentes, que Toralles será o responsável pela coordenação dos desfiles na avenida.

– Torcemos para que a Liesi consiga captar o valor máximo disponibilizado pelo Pronac. Seria maravilhoso. Quanto ao Claudio, seja bem-vindo – desejou a prefeita.

Posto de Saúde da Mulher

Também durante o encontro, Claudete aproveitou para solicitar apoio ao deputado na construção do Posto de Saúde da Mulher, que tem custo aproximado de R$ 400 mil.

Segundo ela, a ideia é de que no local sejam prestados atendimentos ginecológicos, obstétricos e fisioterápicos, com exames laboratoriais e preventivos. Também deverá funcionar o programa Primeira Infância Melhor (PIM), completando o ciclo de atendimento a mães e filhos. O prédio deverá ter auditório para realização de palestras.

– As mulheres precisam de atenção especial, pois sofrem discriminação, violência e abandono. Por isso, queremos fazer nossa parte para mudar essa triste realidade, prestando, através do Posto de Saúde da Mulher, atendimento diferenciado e qualificado a quem muito faz pelo nosso município – destacou.

Júlio Quadros demonstrou interesse no assunto e comprometeu-se em trabalhar para que o projeto se torne realidade.

Fonte/Fotos: Ascom PMI