17/01/2011 | Segunda-feira | 17h41

Secretário Afonso Motta e coordenador Bruno Contursi são recebidos na prefeitura

Duas demandas do município foram encaminhadas às autoridades do Estado

Gil (E) e Daltro entregam ofício a Afonso Motta contendo solicitação do município

Foto: Ascom PMI

No final da tarde da sexta-feira (14), o prefeito Gil Marques Filho e a vice-prefeita Claudete Machado reuniram secretários e assessores na prefeitura para recepcionar o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, e o ex-prefeito de Itaqui e um dos coordenadores da nova Pasta, Bruno Contursi.

Em visita oficial ao município – a dupla veio de Uruguaiana, onde esteve reunida no início da tarde com o prefeito Sanchotene Felice –, Afonso discorreu sobre a estrutura do Gabinete, recém criado pela administração Tarso Genro, explicando que a Pasta foi concebida para atuar em três frentes: Projetos e Programas – com acompanhamento, qualificação e cobrança junto aos órgãos competentes, tendo Bruno como coordenador; Relações Institucionais e Federativas – fortalecendo as relações dos municípios com secretarias e ministérios; e Formação e Desenvolvimento de Gestores Públicos Municipais.

Feitas as apresentações – Bruno falou sobre sua coordenadoria –, a dupla se colocou à disposição do município para atender as demandas locais.

– Vamos dar resposta a todos os encaminhamentos de Itaqui – garantiu Afonso Motta, que completou dizendo que a Fronteira Oeste terá atenção especial.

Aproveitando o ensejo, o prefeito Gil encaminhou duas solicitações às autoridades. A primeira é de que a Corsan ajude a resolver o problema do lixo em Itaqui.

– A Corsan deveria resolver o problema dos 'lixões' em cidades com menos de 100 mil habitantes. Nós aqui não temos condições de resolver sozinhos. Precisamos da parceria do Estado – cobrou.

A pedido do secretário Afonso, Bruno anotou a reivindicação. A outra demanda é sobre a unidade local dos Bombeiros – a prefeitura mantém convênio de cooperação com a Secretaria Estadual de Segurança Pública desde 2007. Gil e o chefe de gabinete, Daltro Bernardes, entregaram ao secretário um ofício solicitando a ele que intervenha junto ao órgão competente para que o município seja desonerado parcial ou totalmente das despesas de manutenção da corporação, como por exemplo, pagamentos de aluguel, luz e água. Além disso, o município cede dez servidores para a unidade, o que tem gerado apontamento por desvio de função pelo Tribunal de Contas do Estado.

Conforme está escrito no documento, a prefeitura se dispõe a continuar custeando a locação do imóvel, desde que o Estado banque as demais despesas, pois o município tem encontrado dificuldade em arcar sozinho com todos os pagamentos.

Afonso Motta prometeu deixar as autoridades da área de segurança a par do assunto, apresentando o ofício que lhe foi entregue.

Fonte/Fotos: Ascom PMI