25/02/2011 | Sexta-feira | 10h43

Reunião aconteceu em Brasília

Daltro em Brasilia

Foto: Ascom PMI

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaqui, Daltro Bernardes, reuniu-se em Brasília com a Coordenadora do Departamento de Transportes (DNIT), Nadja Teresa de Oliveira. Daltro solicitou a participação de um representante de Itaqui nas decisões que forem tomadas em relação ao Consórcio de Empresas que irá fazer o estudo de viabilidade Econômica e Ambiental.

O Consórcio é formado por Empresas Brasileiras e Argentinas. São elas IATASA, ATEC, GRIMAUX E BALLCONS. O valor pago pelo estudo será de 450 mil dólares. O DNIT aguarda a documentação vinda da Argentina, já que a Brasileira BALLCONS precisou abrir uma sucursal em Buenos Aires.

Entre Março e Abril será assinado o Contrato do Consórcio de Empresas com a Comissão Binacional responsável pelas novas travessias Brasil – Argentina. Após, será enviado ao Departamento de Planejamento.

O Consórcio terá oito meses para realizar o estudo. Daltro considera que a burocracia maior é a do Brasil, em comparação com a tramitação na Argentina.

Daltro também esteve em contato com o Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos para tratar do Projeto de Lei que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Itaqui.

Em 2009, o então Senador Sérgio Zambiasi, havia sido o autor da proposta. Uma comissão do Senado já aprovou o Projeto, com parecer do Senador Pedro Simon. Ainda é necessário a aprovação por outra Comissão, antes de ir a votação em Plenário. Daltro solicitou à Senadora Gaúcha o acompanhamento desse Projeto.

A criação de uma ZEP no Município seria uma vantagem no momento em que se faz o estudo de viabilidade. Por fim, Daltro reuniu-se na Receita Federal com Juliano Ricci, responsável pelas Aduanas Internacionais do Brasil. Foi informado que os Portos de Itaqui e Alvear foram definidos como Áreas der Controle Integrado (ACI). Nos próximos meses será definido o local em que ficará a cabeceira única, se em Itaqui ou Alvear.

FONTE: ASCOM / PMI