21/02/2011 | Segunda-feira | 17h25

Prefeita Claudete participa de evento da Secretária de Políticas para Mulheres do RS

Evento aconteceu dentro das atividades de Interiorização do Governo Gaúcho.

Da esq. pra dir. Prefeita Claudete, Secretaria de Políticas para Mulheres do RS - Marcia Santana, Assessora de Políticas e Gênero - Ivete Piffero, Sec. Educação Martha Luzia Delgado, Prof. Araci Santos, Sec. Administração - Ana Cabreira

Foto: Ascom PMI

A Prefeita em exercício Claudete Machado, dentro das atividades de Interiorização do Governo Gaúcho, em São Borja, participou de um Seminário para as Mulheres, que ocorreu no prédio da Prefeitura Municipal de São Borja.

O evento contou com a presença de diversas lideranças do sexo feminino da Fronteira oeste, e da Secretaria de Políticas para Mulheres do RS – Márcia Santana.

Márcia salientou que vai tentar implementar um modelo de Trabalho, igual a da Secretaria Especial de Politicas para as Mulheres da Presidência da República, hoje um órgão essencial do Governo, e por em prática o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O que é o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres:

É um documento elaborado com a contribuição de cerca de 120 mil mulheres que participaram, diretamente, dos debates da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (I CNPM), realizada em julho de 2004, pela então Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, hoje um órgão essencial do governo federal.
O evento que simboliza um marco na afirmação dos direitos da mulher foi o ponto de partida para a criação de um Plano que traduz em ações o compromisso assumido, à época, pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Endossado pela nova presidenta da república, Dilma Rousseff, o compromisso do Estado brasileiro com a sociedade brasileira é o de enfrentar as desigualdades entre mulheres e homens em nosso país. Assim como também reconhecer o papel fundamental do próprio Estado, através de ações e políticas públicas, no combate às desigualdades de gênero, entre outras desigualdades sociais.

A Assessora de Politicas e Gêneros Ivete Piffero, levou algumas revindicações a Secretária Márcia Santana : As seguintes reivindicações foram :

*Posto da Saúde da Mulher
*Delegacia da Mulher