20/05/2011 | Sexta-feira | 17h28

Conselho do Fundo de Gestão Compartilhada de Saneamento aprova e define aplicação de recursos no município

Logo após a reunião, foram visitados os locais onde começaram a ser instalados tubos de esgoto

Autoridades observam tubulação de esgoto instalada na Rua Borges do Canto, entre as ruas Humberto Degrazia e Santos Pedroso

Foto: Ascom PMI

No final da manhã desta sexta-feira, no gabinete do prefeito, foi realizada reunião para apresentação do relatório de execução do plano municipal de investimentos na área de saneamento. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, que é membro do Conselho do Fundo de Gestão Compartilhada de Saneamento, que delibera sobre obras e investimentos na área aqui no município.

Além dele, estiveram presentes o secretário de Obras, Augusto Seckler, o assessor especial de gabinete, Isaac Mendel – ambos também integram o Conselho –, o superintendente da Fronteira Oeste da Corsan, Maximiliano de Moraes, a gerente da unidade de Itaqui, Selmara Cabreira, e a engenheira Tatiane Sezimbra – representante da Corsan junto ao Conselho, ao lado dos colegas de empresa Newton Trevisan e Vanderlei Vanazzi, que não estavam presentes. O prefeito Gil Marques Filho e outros secretários e assessores do governo, assim como a imprensa, também participaram da reunião, que foi dividida em três partes.

Na primeira delas, foi colocada para aprovação a forma como o R$ 1,5 milhão, referente à primeira metade dos R$ 3 milhões ressarcidos ao município pela Corsan, fora aplicado – R$ 1,3 milhão fora utilizado na aquisição de 10 mil tubos de esgoto de 80 centímetros de diâmetro, que já estão sendo instalados em ruas dos bairros Chácara e Cafifas, e posteriormente Dr. Ayub, totalizando, ao final dos trabalhos, cerca de 23 km de ruas tubuladas, e os R$ 200 mil restantes serão investidos em mão-de-obra, reforma de dois tratores de esteira e construção de uma cerca no lixão. Houve aprovação unânime.

Na segunda parte da reunião, ficou definida da seguinte maneira a aplicação de R$ 750 mil da outra metade do valor ressarcido – os outros R$ 750 mil serão pagos pela estatal em 2012: aquisição de uma retroescavadeira e de um veículo para fiscalização das obras; construção de um paiol; investimento em publicidade e aquisição de mais tubos. Já a terceira e última serviu apenas para deliberação de assuntos gerais.

Após a reunião, um micro-ônibus levou as autoridades até os locais onde já começaram a ser instalados os tubos. Ainda houve tempo para uma rápida visita à Corsan.

<<   |   >>