25/05/2011 | Quarta-feira | 15h51

Prefeito Gil participa de audiências em Porto Alegre

Na SEMA, por exemplo, solicitou estudo de impacto ambiental em área idealizada para construção de aterro sanitário regional

Audiência na SEMA

Foto: Ascom PMI

Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), audiências no Banrisul, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Comando de Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, além de participação no aniversário de 35 anos de fundação da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS) marcaram a passagem do prefeito Gil Marques Filho por Porto Alegre nesta segunda e terça-feira.

A agenda do chefe do Executivo começou às 9h da segunda, onde participou da assembleia da AMFRO, na sede da FAMURS, juntamente com os demais prefeitos dos municípios da região. Dentre os destaques do encontro, as presenças do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira – que falaram sobre o problema da lavoura orizícola, sugerindo a redução da área de plantio e uma mobilização dos prefeitos da metade sul na interiorização do governo do Estado, em Bagé, no dia 29 de junho, ou em Livramento, no dia 30. Sobre o assunto, Gil sugeriu a diversificação da lavoura.

– A soja e o milho surgem como alternativas. O negócio é plantar outras culturas.

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, também esteve presente. Ela explicou como funciona o Pacto da Fronteira Oeste, ao qual Itaqui aderiu no último dia 3 de maio, em Canoas, e que prioriza aos municípios repasse de recursos orçamentários para o desenvolvimento de políticas públicas, principalmente no enfrentamento à violência doméstica.

Outro assunto que esteve em pauta, e que merece destaque, é a proposta de realização das Olimpíadas da Fronteira Oeste. O tema foi apresentado pelo secretário de Esportes e Lazer de Uruguaiana e membro da Frente Esportiva da Fronteira Oeste, Vicente Majó da Maia. Segundo ele, a ideia é favorecer a integração dos municípios da região, além de fomentar o surgimento de novos talentos. A competição, que inicialmente promoveria disputas de futebol de campo e de salão, handebol, vôlei e basquete, tem um custo estimado em R$ 150 mil e iniciaria em outubro ou novembro desse ano.

O evento ainda contou com a presença do ex-prefeito de Itaqui, Bruno Contursi, atualmente coordenador de programas e projetos do Gabinete dos Prefeitos, do governo do Estado, além de secretários municipais e vereadores. A AMFRO é presidida pelo prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber.

Banrisul

À tarde, por volta das 14h, os prefeitos da AMFRO foram recebidos no Banrisul pelo presidente Túlio Zamin, que anunciou a retomada de financiamento para a atividade primária. Além dele, estavam presentes o vice-presidente Flávio Lammel e um corpo técnico, que apresentou um vídeo institucional e produtos do banco. Na ocasião, Gil solicitou uma segunda agência para Itaqui – essa possibilidade já está sendo estudada para São Borja e Alegrete.

SEMA

Na terça-feira, os prefeitos Gil, Mariovane Weis (São Borja) e Aldérico Copatti (Maçambará), além do secretário de Meio Ambiente de Itaqui, Jorge Lauter, e Bruno Contursi, participaram de uma audiência na Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o adjunto Hélio Corbellini e a chefe do Serviço de Resíduo Urbano da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) – órgão vinculado à SEMA –, engenheira química Daiene Gomes.

Durante o encontro, a comitiva solicitou a realização de estudo de impacto ambiental na área de 53 hectares, localizada em São Pedro do Butuí, no interior de São Borja, distante 60 km de Itaqui, onde os três municípios têm a intenção, por meio de consórcio, de viabilizar um aterro sanitário regional. A área, se licenciada pela FEPAM, seria adquirida pela prefeitura de São Borja. Segundo a engenheira química, basta a atualização de alguns dados sobre o consórcio para que seja providenciado o estudo.

Comando dos Bombeiros

Às 14h de terça, o prefeito Gil e Bruno, do Gabinete dos Prefeitos, foram recebidos pelo comandante do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, coronel Lampert, pelo tenente-coronel Eviltom – responsável pela Fronteira Oeste e Missões –, e pelo tenente-coronel Minuzzi.

Durante a audiência, que ocorreu na sede do comando, Gil solicitou contrapartida maior do Estado em relação ao efetivo da corporação mista de Itaqui, composta por quatro militares e 13 servidores do município, o que ocasionou apontamento do Tribunal de Contas do Estado por desvio de função. Neste momento, segundo o coronel Lampert, “aumento de efetivo só mediante realização de concurso público”.

– Hoje somos cerca de 23 mil bombeiros. O ideal é 30 mil – disse o comandante.

Ele ainda citou os exemplos de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul, que recentemente formaram, respectivamente, três, duas e uma turma de agentes voluntários de Defesa Civil – parceria entre prefeituras, Bombeiros e iniciativa privada.

– São civis qualificados trabalhando como bombeiros. No Chile é assim, 95% dos profissionais são bombeiros voluntários – informou Lampert, que sugeriu a implantação do projeto em Itaqui.

Apenas 18% dos municípios do Estado possuem uma corporação de bombeiros. Os outros 82% estão sem cobertura. Das 27 corporações mistas, a de Itaqui é a única nas regiões Fronteira Oeste e Missões. A renovação do convênio com a Brigada Militar está prevista para o dia 6 de junho.

Aniversário da FAMURS

Finalizando o trabalho na Capital, após a audiência nos Bombeiros, o prefeito participou do aniversário de 35 anos de fundação da FAMURS, na sede da entidade. A solenidade envolveu uma série de celebrações exclusivas, dentre elas o lançamento do primeiro de dois volumes do livro ‘Tributo ao Municipalismo’ e a inauguração de monumento homônimo, localizado próximo ao portão de entrada do prédio.

<<   |   >>