18/05/2011 | Quarta-feira | 12h29

Vice-prefeita participa da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Evento foi realizado nos dias 10, 11 e 12

Claudete marcou presença no evento que se consolida como centro da agenda política do Brasil

Foto: Divulgação/Gabinete da Vice-Prefeita

A vice-prefeita Claudete Machado participou nos dias 10, 11 e 12 de maio, em Brasília, da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento, realizado no Hotel Royal Tulip e que teve a participação de mais de cinco mil pessoas, segundo os organizadores, foi encerrado com a leitura e aprovação da ‘Carta da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios’, na tarde da quinta-feira (12).

O documento registra os principais pontos das reivindicações municipalistas em relação à Saúde e à derrubada dos vetos presidenciais 23/2009 e 39/2010. Na Saúde, a solicitação dos prefeitos é antiga: eles pedem a votação imediata do PLP 306/2008 que regulamenta o financiamento do setor.

Com a derrubada dos vetos será viabilizado o encontro de contas entre os débitos e os créditos dos municípios com a Receita Federal e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da redistribuição dos royalties de petróleo e gás.

O último dia de atividades registrou a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio de Oliveira, que recebeu um levantamento da CNM sobre a Reforma Política. O ministro reconheceu que o evento se consolida como centro da agenda política no Brasil e passa a ter importância fundamental.