01/06/2011 | Quarta-feira | 15h21

Condições de moradia dos pescadores preocupa a Secretaria de Relações Comunitárias

Construção de casas na zona ribeirinha com financiamento de juro baixo começou a ser discutida com cooperativa de crédito

Da esq. pra dir.: Igor, Laudir, Gil, Martinez e Hildebrando

Foto: Ascom PMI

O secretário de Relações Comunitárias, Roberto Martinez, promoveu no final da manhã desta quarta-feira, no gabinete do prefeito, uma reunião com o coordenador de habitação para pescadores da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos (Crehnor) – do município de Sarandi –, Igor de Bearzi, e com o secretário-executivo do Fórum da Pesca da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, Laudir Auozani. Também participaram do encontro – que discutiu a possibilidade de construção de casas para pescadores com financiamento de juro baixo – o prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos.

A ideia é fazer um levantamento da demanda local – cidade e interior –, para, então, começar a realizar reuniões periódicas com os interessados – o secretário Martinez ficou encarregado de fazer esse levantamento. Para o prefeito Gil, o ideal é que fossem construídas casas suspensas sobre estacas de madeira.

– Não adianta remover o pescador da zona ribeirinha. Eles acabam retornando para perto do rio. Por isso, o ideal é construir casas suspensas, como palafitas, que prolongariam ao máximo a remoção dos pescadores durante os períodos de cheia – sugeriu.

Durante a reunião, também foi ventilada a possibilidade de construção de casas para servidores do município. As autoridades lembraram da iniciativa da classe, representada por uma comissão, de construir uma espécie de conjunto habitacional com cerca de 80 apartamentos.

Igor citou o exemplo de Tupanciretã, onde os servidores que possuem renda mensal de até R$ 1.395,00, tiveram acesso a financiamento de no máximo R$ 41 mil para a mesma finalidade, comprometendo a renda em até 10%, durante 10 anos, para quitação da dívida junto à instituição credora.

Vale lembrar que a Secretaria de Relações Comunitárias e a Crehnor vêm discutindo com moradores do Curuçu, no interior do município, a viabilização de financiamento para construção de casas naquele localidade.