22/06/2011 | Quarta-feira | 10h45

Mamamóvel estará em Itaqui na próxima semana

Veículo do IMAMA começa a atender na manhã da terça-feira

Claudete fala sobre o Mamamóvel observada por Eliane (E) e Ivete

Foto: Ascom PMI

O Mamamóvel – caminhão equipado com mamógrafo que circula pelo interior do Estado –, do Instituto da Mama do RS (IMAMA), estará em Itaqui na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana. A informação foi dada pela prefeita em exercício, Claudete Machado, em entrevista coletiva na manhã desta quarta, no gabinete do prefeito. Também participaram do anúncio a secretária de Saúde, Eliane Goulart, e a assessora de Políticas de Gênero, Ivete Píffero.

A unidade móvel chegará ao município no final da tarde da segunda e abrirá suas portas para atendimento na manhã da terça. O veículo ficará estacionado em frente ao Teatro Prezewodowski. Estão previstos 160 exames com o mamógrafo, que serão divididos da seguinte forma: 26 na manhã e 26 na tarde da terça; 26 na manhã e 26 na tarde da quarta, e 28 na manhã e 28 na tarde da quinta-feira. Maçambará será contemplada com 26 exames, ou seja, em um dos turnos da terça ou da quarta. Para tanto, a Secretaria de Saúde e a Assessoria de Políticas de Gênero estão responsáveis pelos agendamentos até a segunda-feira. Além de utilizarem o mamógrafo, as mulheres ainda terão acesso a uma série de informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Vale lembrar que a presença do Mamamóvel em Itaqui foi solicitada pela prefeita Claudete e pela assessora Ivete, no início de abril, quando estiveram reunidas na sede do IMAMA, em Porto Alegre, com a coordenadora do programa Mamamóvel, Denise Bonorino.