28/06/2011 | Terça-feira | 10h18

Mamamóvel presta atendimento na Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Veículo fica em Itaqui até a tarde da quinta-feira

Mamamóvel abriu suas portas na manhã desta terça

Foto: Ascom PMI

O Mamamóvel, do Instituto da Mama do RS (IMAMA), está em Itaqui desde o final da tarde desta segunda-feira. O veículo chegou ao município e foi direto à Praça Marechal Deodoro da Fonseca, onde fica até a quinta-feira, estacionado em frente ao Teatro Prezewodowski, prestando atendimento a quem se cadastrou previamente na Secretaria de Saúde e na Assessoria de Políticas de Gênero. A equipe do IMAMA foi recepcionada pela prefeita em exercício, Claudete Machado, pela secretária de Saúde, Eliane Goulart, pela assessora de Políticas de Gênero, Ivete Píffero, e pela primeira-dama, Adília Marques.

O caminhão é equipado com mamógrafo – a mamografia é um dos principais exames para detecção precoce do câncer de mama, que, se descoberto cedo, tem chance de cura em 95% dos casos. Até a quinta, durante a manhã e a tarde, serão realizados 160 exames – 52 hoje; 52 na quarta e 56 na quinta. Destes, 26 estão reservados para Maçambará. O veículo viaja com quatro pessoas: a coordenadora do programa Mamamóvel, Denise Bonorino; a técnica em radiologia, Célia Hoffstatter; a voluntária Silvia de Freitas e o motorista José Alberto de Carvalho.

Segundo a coordenadora administrativa da Saúde da Mulher, Luane Uliana, do Departamento de Ações em Saúde (DAS), vinculado à Secretaria da Saúde do RS, a meta é visitar com o Mamamóvel todas as 19 coordenadorias regionais de sáude do Estado até o final deste ano. Contando Itaqui, já é a quarta regional contemplada em 2011 – o município integra a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete. As outras foram, pela ordem, a 7ª, a 2ª e a 18ª CRS. Livramento será o outro município da 10ª a ser visitado na próxima semana. Após, o Mamamóvel seguirá em direção à 13ª CRS.

<<   |   >>