Notícias

30/06/2011 | Quinta-feira | 12h35

Secretaria de Educação promove o 2º Seminário de Inclusão Escolar

Evento está sendo realizado desde a terça-feira, na ADCC

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Público presente neste último dia do seminário

Público presente neste último dia do seminário
Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Educação realiza desde a terça-feira, na Associação Desportiva e Cultural Camil (ADCC), o 2º Seminário de Inclusão Escolar, que tem como público-alvo professores e funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares, além de estudantes de Pedagogia e Serviço Social, e integrantes de projetos sociais.

O evento, que teve sua primeira edição realizada em 2008, na Câmara de Vereadores, tem como objetivo mostrar como se desenvolve o trabalho de inclusão nas escolas da rede municipal de ensino, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que assiste a alunos com deficiência auditiva, visual e física, e ainda com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

O seminário tem sido realizado nos turnos da manhã e da tarde. Na terça, o público presente foi formado por representantes da rede municipal (escolas da sede). Já na quarta, da rede estadual de ensino, e, nesta quinta-feira, da rede municipal (escolas do interior), de escolas particulares, projetos sociais, por estudantes de Pedagogia e Serviço Social, além de representantes da Apae e de um curso particular de línguas estrangeiras.

Durante os três dias, alternaram-se nas apresentações a professora do AEE da Escola Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, Lúcia Rodrigues (tema: Deficiência Física); a professora do AEE da Escola Ranulfo Lacroix, Elusa Rossi (tema: Aspectos Legais do AEE); as professoras do AEE da Escola José Gonçalves da Luz, Maria da Silva e Cenilda Carvalho (tema: Deficiência Visual); a professora do AEE da Escola Otávio Silveira, Lisângela Pazetto (tema: Deficiência Auditiva), e as psicólogas Kátia Poletto, Elise Pinto e Adriana Rial, além da fonoaudióloga Janice Biasi (tema: Sensibilização e Avaliação). No encerramento, previsto para o final desta tarde, será desenvolvida uma dinâmica de grupo sob o comando das orientadoras educacionais Werusa Prates e Ana Ione Brandes.

Das 11 escolas da rede municipal de ensino, contando as do interior, seis possuem o AEE, todas situadas na sede: Otávio; Ranulfo; Ulisséa; José da Luz; Vicente Solés e Getúlio Vargas. Estas duas últimas já contam com salas equipadas, mas ainda não dispõem de professores habilitados – segundo a secretária de Educação, Martha Luzia Delgado, estes profissionais estarão sendo disponibilizados em breve. Enquanto isso, os alunos assistem às aulas no Otávio e no Ranulfo. Ainda conforme a secretária, as escolas do interior não foram contempladas com o AEE, porque o Ministério da Educação priorizou, de início, a liberação de recursos para equipar salas de aula de escolas da sede.

O prefeito Gil Marques Filho prestigiou a abertura dos trabalhos neste último dia de evento.

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Imagens Relacionadas
  •        
  •        
  •        
  •        
  •