29/06/2011 | Quarta-feira | 15h01

Servidores do município participam de reunião/palestra com o gerente local da CEF

Na pauta, financiamento para construção de conjunto residencial

Cerca de 60 servidores participaram da reunião/palestra com o gerente da CEF

Foto: Ascom PMI

O gerente da agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), Adauto de Oliveira, comandou uma reunião/palestra na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, sobre o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O evento foi solicitado pela comissão de servidores municipais formada para viabilizar a construção de um conjunto residencial exclusivo para funcionários do município.

Segundo Adauto, o programa se destina a famílias com renda de no máximo 10 salários mínimos, e, embora no caso dos servidores seja uma operação coletiva, os financiamentos são individuais, com prazo de 25 anos (para quem tem renda até R$ 2.790,00) ou de 30 anos (para quem tem renda até R$ 3.900,00), com juros que variam de 5,0% a 8,16% ao ano.

Ainda conforme o gerente, o valor financiado não pode ultrapassar R$ 80 mil – a CEF subsidia de R$ 2 mil a R$ 13 mil do valor do imóvel, dependendo da renda do mutuário – e a quota é de 100% (para quitação em 240 meses); 90% (241 a 300 meses) e 80% (301 a 360 meses). A obra tem prazo para ficar pronta entre 12 e 24 meses.

A ideia da comissão é construir um residencial com aproximadamente 80 apartamentos, em terreno de propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado entre a Rede Vivo (Rua Independência) e o Parcão (Rua 15 de Novembro).

O prefeito Gil Marques Filho, a vice Claudete Machado e o secretário substituto de Relações Institucionais, Vicente Sanchez, participaram do encontro que reuniu cerca de 60 servidores na Casa Legislativa. Gil reiterou que a prefeitura é parceira dos servidores nesta empreitada.