13/07/2011 | Quarta-feira | 14h58

Serviço de Inspeção Municipal atua diariamente para garantir a qualidade do alimento que chega até a mesa dos itaquienses

Trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura

Carcaças de bovinos na câmara fria do Frigorífico Classic

Foto: Divulgação/Sec. de Agricultura

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável pela fiscalização das atividades de elaboração, beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos comestíveis de origem animal nos municípios do Brasil.

A inspeção e fiscalização realizadas pelo SIM permitem a verificação das condições higiênico-sanitárias que devem apresentar os matadouros, as indústrias e os estabelecimentos comerciais que atuem no abate, industrialização ou comercialização da carne e seus derivados, assim como dos demais produtos de origem animal. Sendo assim, garante que os produtos ofertados estejam livres de zoonoses e toxinfecções, garantindo a qualidade do alimento e credibilidade junto à população.

O SIM da Secretaria de Agricultura tem realizado diariamente a inspeção e fiscalização dos abates ocorridos no Frigorífico Classic Ltda., que hoje é o único abatedouro apto a realizar o abate de bovinos, bubalinos e ovinos em Itaqui.

É a prestação de mais um serviço necessário e obrigatório da administração pública aos munícipes, que oferece maior segurança ao consumidor, maior tranquilidade aos serviços de saúde pública, padronização dos produtos e serviços, qualificação da mão-de-obra e proteção à saúde dos manipuladores e consumidores. Além disso, combate o comércio de carnes clandestinas, promove o correto manejo dos dejetos produzidos pela indústria e auxilia na preservação ambiental.

A Secretaria de Agricultura também tem como objetivo registrar no SIM os estabelecimentos que industrializam e/ou comercializam leite e ovos. Num futuro próximo, serão registrados os que lidam com mel. Para tanto, já foi realizada uma vistoria prévia e uma reunião com a Associação de Apicultores Clube do Mel, onde foram solicitados os documentos necessários para que a associação tenha o seu registro efetivado junto ao SIM.

Ainda está sendo estudada a criação de uma agroindústria para fabricação de suco de laranja, que teria o objetivo de gerar mais renda para a agricultura familiar do município.

Fonte: Secretaria de Agricultura