23/08/2011 | Terça-feira | 11h36

Gil diz que em nenhum momento tentou impedir a CPI do Carnaval 2011

Prefeito afirma que é o maior interessado na apuração dos supostos fatos de irregularidades

Prefeito Gil no momento de sua entrevista

Foto: Ascom PMI

No início da manhã desta terça-feira, o prefeito Gil Marques Filho convocou a imprensa para anunciar em seu gabinete que em nenhum momento tentou impedir a instalação da CPI do Carnaval 2011 na Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito, em entrevista às rádios Pitangueira, Cruzeiro do Sul e Liberdade, e aos jornais Nossa Época e Folha de Itaqui, ele é o maior interessado na apuração dos supostos fatos de irregularidades nas contas administradas pela Comissão Pró-Carnaval de Itaqui (Comcari) referentes ao último carnaval.

– Não temo qualquer tipo de investigação, seja ela de uma CPI, do Ministério Público ou do Judiciário. Tenho o maior interesse que estes supostos fatos sejam apurados, tanto é que solicitei a instalação de uma comissão de sindicância aqui na prefeitura. Se houver culpados, estes serão punidos, podem ter certeza – disse.

O prefeito lembrou da época em que era vereador para destacar que foi o autor dos projetos que criaram o 'Disque Denúncia' e a 'Tribuna Popular' na Casa Legislativa. Gil também falou sobre a criação, já como prefeito, da 'Ouvidoria' municipal – ainda em fase de implantação – e das reformulações no Sistema de Controle Interno e na Procuradoria do Município.

– Criei a Ouvidoria e reformulei o Controle Interno e a Procuradoria, criando cargos de chefia que até então não existiam. Com isso, quero dizer que me preocupo com as questões públicas, como sempre me preocupei durante esses meus vinte anos de política. Por que impediria a criação de uma CPI? – perguntou. “Só acho que não existe um fato determinado para a instalação dela, tanto é verdade que o procurador legislativo (Cid Krahn) deu parecer contrário a sua instalação”, concluiu.

Logo após a entrevista do chefe do Executivo, foi a vez do presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges (PDT), se manifestar nas emissoras de rádio. Ele confirmou a instalação da CPI na Casa Legislativa.

A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – foi requerida na semana retrasada pelo vereador Igor Ardais (PP), motivado pela manifestação do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui (Liesi), Márcio Motta, ocorrida na Tribuna Popular, em sessão plenária na semana anterior, na qual o mandatário da Liesi proferiu acusações contra a Comcari sobre um suposto mau gerenciamento dos recursos do Carnaval 2011.

Vale lembrar que o presidente da Comcari à época, Jorge Lauter, e o 1º tesoureiro, Marcos dos Santos, estiveram semana passada na Câmara prestando contas do carnaval, por solicitação do vereador Éber de Almeida (PDT).