09/08/2011 | Terça-feira | 15h41

Gil solicita à Procuradoria do Município que interpele judicialmente o presidente da Liesi

Prefeito não gostou das declarações sobre suposto mau gerenciamento dos recursos do Carnaval 2011

Carnaval deste ano ainda não terminou

Foto: Arquivo/Ascom PMI

Na manhã desta terça-feira, por telefone, o prefeito Gil Marques Filho concedeu entrevista às rádios Pitangueira e Cruzeiro do Sul para informar que solicitou à Procuradoria do Município que interpele judicialmente o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui (Liesi), Márcio Motta, por declarações a respeito de um suposto mau gerenciamento dos recursos do Carnaval 2011 por parte da Comissão Pró-Carnaval de Itaqui (Comcari) – à época presidida pelo secretário do Meio Ambiente, Jorge Lauter.

– Ele vai ter que se explicar na Justiça. A Liesi não merece uma pessoa assim, que não tem o mínimo de credibilidade junto à comunidade e que vem a público lançar dúvidas sobre o nosso trabalho – disse Gil.

A manifestação do mandatário da Liga ocorreu durante uma sessão plenária da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira da semana passada, dia 2, e que motivou, inclusive, a elaboração de um requerimento sugerindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa Legislativa para apurar as denúncias. A criação da CPI, segundo consta no documento de autoria do vereador Igor Ardais (PP), protocolado nesta segunda-feira, 8, é justificada da seguinte forma pelo parlamentar: “A presente Comissão está sendo sugerida referente à prestação de contas da Comcari 2011”. Para que a CPI seja instalada, é necessária a assinatura de 1/3 dos vereadores. Além de Igor, assinaram o requerimento Márcio Palma (PP), Sérgio Motta (PMDB) e Aline Coffi (PMDB).

– Essa CPI não tem fundamento algum, nem ao menos uma justificativa razoável para sua instalação, pois a Comcari já prestou contas do carnaval reiteradas vezes – ressaltou o prefeito, que completou lembrando das eleições municipais que se avizinham: “O fato é que a proximidade com 2012 vem assombrando algumas lideranças políticas que tentam de qualquer forma desqualificar nossa administração”.

Segundo o presidente da Câmara, Lauro Hendges (PDT), durante a sessão plenária desta terça, realizada nesta manhã, o requerimento do vereador Igor foi encaminhado para análise do procurador legislativo. Ainda durante a sessão, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Éber de Almeida (PDT), no qual o parlamentar solicita as presenças na Casa de Jorge Lauter e do secretário de Cultura e 1º tesoureiro da Comcari à época, Marcos dos Santos, com o mesmo propósito: prestar esclarecimentos, durante sessão plenária, sobre a prestação de contas do Carnaval 2011.