12/08/2011 | Sexta-feira | 10h11

Itaqui se cadastra no Programa Gaúcho de Microcrédito com outros 24 municípios

Ato de credenciamento ocorreu na sede do Banrisul, em Porto Alegre, e contou com a presença da vice-prefeita Claudete Machado

Vice-prefeita Claudete assina o documento que credencia Itaqui no Programa Gaúcho de Microcrédito, observada pelo presidente do Banrisul, Túlio Zamin, e pelo secretário da Sesampe, Maurício Dziedricki

Foto: Marcelo Costa/Ascom Sesampe

O Programa Gaúcho de Microcrédito já possui 25 prefeituras e três instituições comunitárias de crédito credenciadas. A Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) formalizou, nesta quarta-feira, 10, no Salão Nobre do Banrisul, em Porto Alegre, a certificação que habilita as prefeituras e as instituições de crédito a operarem o programa por meio da prestação de serviços na contratação, concessão e cobrança administrativa junto aos tomadores do financiamento.

Na oportunidade, Itaqui esteve representada pela vice-prefeita Claudete Machado, que assinou a documentação de credenciamento do município no Programa Gaúcho de Microcrédito. O ato de credenciamento contou com as presenças do secretário da Sesampe, Maurício Dziedricki, do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, do diretor-geral da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Pedro Gabril, prefeitos e representantes das instituições.

Na solenidade, o secretário Dziedricki ressaltou a importância das prefeituras e instituições operarem o programa junto à base produtiva do Rio Grande do Sul, possibilitando acesso de quem se encontra em situação de vulnerabilidade. Ele anunciou que no próximo dia 18 será realizado o lançamento oficial do programa, ocasião em que serão concedidos os primeiros financiamentos aos futuros empreendedores.

Estão credenciadas as prefeituras de Itaqui, Alvorada, Balneário Pinhal, Bom Retiro do Sul, Camaquã, Capão da Canoa, Capão do Leão, Charqueadas, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Encantado, Ijuí, Nova Santa Rita, Panambi, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Santa Bárbara do Sul, Sapiranga e Venâncio Aires. Também receberam credenciamento a Instituição Comunitária de Crédito Central, de Santa Maria, a Instituição Comunitária de Crédito Serra, de Caxias do Sul, e a Instituição Comunitária de Crédito Médio Alto Uruguai e Região Celeiro, de Frederico Westphalen.

Operacionalização

O Programa Gaúcho de Microcrédito deve conceder R$ 200 milhões este ano em operações de R$ 300,00 a R$ 15 mil em créditos, com taxas de juros entre 1,49% e 3,49%, de acordo com o valor sacado e a modalidade do empréstimo. Os recursos totais de R$ 2 bilhões, oriundos do Banrisul e do BNDES, garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro e Pequena Empresa, serão destinados ao programa para atender as demandas de crédito dos micro e pequenos empreendedores formais e informais. O fundo garantidor do sistema terá um aporte de R$ 50 milhões do Governo do Estado.

Fonte: Ascom Sesampe