30/08/2011 | Terça-feira | 16h48

Prefeitura segue como mantenedora do polo da UAB

Assinatura do Termo de Compromisso ocorreu na quarta, 24

Nove cursos estão em andamento no polo de Itaqui

Foto: Arquivo/Ascom PMI

Na quarta-feira da semana passada, dia 24, a prefeitura assinou novo Termo de Compromisso que visa garantir a manutenção do polo de apoio presencial de Itaqui da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o chamado Polo Universitário da Fronteira Oeste, localizado na Rua Euclides Aranha, 1288, no Centro.

Segundo o documento da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o município se compromete em viabilizar as ações necessárias ao funcionamento adequado da infraestrutura física e tecnológica, além de fornecer recursos humanos indispensáveis à oferta de cursos do Sistema UAB, de acordo com os referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância do MEC. A assinatura do termo pode ser definida como uma espécie de renovação de contrato para permanência do polo da UAB em Itaqui, tendo como gestora a Secretaria de Educação.

– É a administração municipal investindo na Educação de Nível Superior – ressalta o secretário da Fazenda, Hamilton Berro, responsável por disponibilizar dotação orçamentária para manutenção do polo.

Avaliação positiva

Em maio de 2010, numa escala de 1 a 5, elaborada pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) para avaliar os polos, o de Itaqui obteve a nota 4, resultado considerado excelente pela coordenadora do polo, Indíra Barboza. A avaliação, realizada 'in loco', não teve finalidade punitiva, mas a de auxiliar, orientar e dar suporte aos polos em prol da estruturação e do fortalecimento da educação a distância.

Na oportunidade, foram avaliados os itens infraestrutura; acessibilidade; laboratório de informática; biblioteca; laboratórios pedagógicos; ambiente virtual de aprendizagem; material didático; instituição ofertante; processo de avaliação da aprendizagem; sistema de tutoria a distância e momentos presenciais em laboratório pedagógico e de práticas de ensino.

Instituições e cursos

O Polo Universitário da Fronteira Oeste está vinculado administrativamente à prefeitura e academicamente às seguintes instituições de educação superior, no que se refere aos cursos de graduação e especialização: Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que oferecem os cursos de Educação do Campo; Letras/Espanhol; Matemática; Pedagogia; Educação Musical; Gestão Pública Municipal; Gestão Pública; Gestão em Saúde e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (Plageder), totalizando 489 alunos matriculados. Por falar em Plageder, a primeira turma do curso se forma no próximo dia 18 de dezembro. Ao todo, estarão colando grau 14 alunos.

Quem quiser maiores informações sobre o funcionamento do polo local e os cursos oferecidos, é só entrar em contato com a UAB pelo (55) 3433-7480 ou através do endereço eletrônico uab@itaqui.rs.gov.br.