11/08/2011 | Quinta-feira | 12h23

Projeto Rede Hospitalar é o campeão de votos em Itaqui da Participação Popular e Cidadã

Demanda da Saúde recebeu 2.118 votos dos itaquienses

Cidadão deposita seu voto em urna instalada na prefeitura

Foto: Ascom PMI

Foi encerrado às 21 horas desta quarta-feira, em todo o Estado, o processo de votação de prioridades da 'Participação Popular e Cidadã' – antiga Consulta Popular – da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, realizado desde as 8 horas em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes).

Na região, o pleito foi organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira-Oeste (Corede-FO), que tem na vice-presidência o secretário municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos. Em Itaqui, foram instaladas 20 urnas em diferentes pontos da cidade e do interior. A prefeitura recebeu uma delas. Ao todo, votaram 2.701 pessoas, sendo que destas, 129 o fizeram através da internet. Cada pessoa poderia votar em até quatro prioridades de 11 disponíveis.

As demandas que mais receberam votos no município, pela ordem, foram: Área da Saúde/Projeto: Rede Hospitalar – 2.118 votos (previstos R$ 1,4 milhão em investimentos); Área da Educação/Projeto: Ampliação dos Espaços Escolares – 1.937 votos (previstos R$ 1,6 milhão em investimentos); Área da Segurança Pública/Projeto: Reaparelhamento da Segurança Pública – 1.847 votos (previstos R$ 2,1 milhões em investimentos); Área da Saúde/Projeto: Atenção Básica em Saúde – 1.368 votos (previstos R$ 1,8 milhão em investimentos); Área da Agricultura, Pecuária e Agronegócio/Projeto: Pecuária Familiar – 783 votos (previstos R$ 1,6 milhão em investimentos); Área do Trabalho e Desenvolvimento Social/Projeto: Frentes Emergenciais de Trabalho – 496 votos (previstos R$ 1,2 milhão em investimentos); Área de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo/Projeto: Água nas Propriedades – 216 votos (previstos R$ 1,7 milhão em investimentos); Área da Segurança Pública/Projeto: Reaparelhamento da Segurança Pública – 48 votos (previstos R$ 2,1 milhões em investimentos); Área da Educação/Projeto: Cobertura e Reformas de Quadras Esportivas – 25 votos (previstos R$ 1,6 milhão em investimentos); Área de Esporte e Lazer/Projeto: Construção de Ginásio Poliesportivo – 15 votos (previstos R$ 1,2 milhão em investimentos), e Área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico/Projeto: Fortalecimento da UERGS (Ensino e Pesquisa) – 15 votos (previstos R$ 400 mil em investimentos).

Os valores previstos para investimentos nos 13 municípios da região, através das prioridades elencadas, constarão no Orçamento Estadual de 2012.

<<   |   >>