Notícias

02/08/2011 | Terça-feira | 15h28

Três mil famílias são beneficiadas com anistia de dívidas agrícolas na Fronteira Oeste

Em Itaqui, cerca de 20 pescadores e agricultores tiveram suas dívidas perdoadas pelo Estado

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Momento em que Ilca recebe os documentos de anistia em nome de pescadores e agricultores do município

Momento em que Ilca recebe os documentos de anistia em nome de pescadores e agricultores do município
Foto: sdr.rs.gov.br

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do RS realizou mais uma etapa da entrega de cartas de anistia aos agricultores com dívidas junto ao governo estadual. O ato de entrega foi conduzido pelo secretário Ivar Pavan, durante a Interiorização do Governo do Estado, realizada na última sexta-feira, 29, em Livramento. Doze municípios da região foram contemplados, beneficiando cerca de três mil famílias com mais de R$ 3,4 milhões.

O ato foi prestigiado pelo secretário adjunto, Ronaldo de Oliveira, pelo diretor do Departamento de Infraestrutura, Vilmar Galvão, ambos da SDR, por dezenas de agricultores e representantes de entidades da agricultura familiar na região. Antes de entregar os documentos, o secretário Ivar Pavan disse que o ato realizado pela SDR demonstra o reconhecimento do Governo do Estado, neste primeiro ano de mandato, junto aos agricultores familiares que estavam com dívidas.

– Agora, os agricultores podem ir aos bancos solicitar empréstimos, pois estarão em dia com o Estado – frisou Pavan.

O projeto que proporcionou a anistia a quem tinha dívidas com os programas Funterra, RS Rural e Feaper, do governo estadual, foi a primeira ação da gestão Tarso Genro a atender as reivindicações dos movimentos sociais.

Pescadores e agricultores de Itaqui anistiados

A secretária substituta de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania e presidente da Associação dos Pescadores Profissionais de Itaqui, Ilca Figueredo, presente ao ato, também recebeu os documentos que anistiam de dívidas do RS Rural – contraídas, segundo ela, entre os anos 2000 e 2005 – cerca de 20 pescadores e agricultores do município.

– Estamos felizes, pois os nossos nomes estão limpos – comentou Ilca após receber a papelada.

Fonte: www.sdr.rs.gov.br

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI