15/09/2011 | Quinta-feira | 16h34

Prefeitura promove reunião sobre as novas travessias rodoviárias sobre o rio Uruguai

Evento contará com a presença de autoridades brasileiras e argentinas

Ponte faria ligação rodoviária entre Itaqui e a correntina Alvear. Hoje, a travessia sobre o rio Uruguai é feita por balsa

Foto: Arquivo/Ascom PMI

A prefeitura realiza nesta sexta-feira, 16, a partir das 9 horas, no Plenário Olsy Marenco Silveira da Câmara de Vereadores, ‘Reunião Internacional’ com a finalidade de debater o atual estágio em que se encontram os trâmites relativos aos estudos de viabilidade técnico-econômica das novas travessias rodoviárias sobre o rio Uruguai, ligando o Brasil a Argentina.

Os estudos serão realizados por um consórcio binacional, formado pelas empresas Iatasa, Atec e Grimaux (ARG), e Ballcons (BRA).

Itaqui pleiteia a construção de uma ponte que a ligaria a argentina Alvear, na Província (Estado) de Corrientes, na outra margem do rio Uruguai – hoje, a travessia é feita por balsa. Os outros municípios gaúchos postulantes são Porto Mauá, que faz fronteira com Alba Posse, e Porto Xavier, que faz divisa com San Javier. As argentinas Alba Posse e San Javier pertencem à Província de Misiones.

Durante a reunião, que contará com a presença de autoridades brasileiras e argentinas, entre as quais o deputado federal Luiz Noé (PSB-RS), será desenvolvida a seguinte pauta: exposição das etapas do processo já concluídas e elaboração de documento conjunto para ser enviado aos governos federais de ambos os países.