19/10/2011 | Quarta-feira | 10h16

Políticas de Gênero e Saúde lançam a versão itaquiense do Outubro Rosa

Atividades de prevenção do câncer de mama serão realizadas até o final do mês

Ivete Píffero concede entrevista à emissora de rádio

Foto: Ascom PMI

A Assessoria de Políticas de Gênero e a Secretaria de Saúde lançaram na manhã desta quarta-feira, 19, no gabinete da vice-prefeita, a versão itaquiense do 'Outubro Rosa', movimento popular realizado em todo o mundo, cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades.

Até o próximo dia 31, quando acontece uma caminhada, a partir das 11h, do Parcão até a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, serão realizadas palestras sobre o câncer de mama em escolas, postos de saúde e associações de bairros com a participação de profissionais da área da saúde.

Também serão decorados com laços rosas diversos logradouros públicos. O Centro de Saúde, desde esta terça-feira, 18, tem o seu letreiro iluminado à noite com uma luz rosa. Autorizações para realização do exame de mamografia no Hospital São Patrício estão sendo concedidas na Secretaria de Saúde.

Como surgiu

O movimento teve início nos Estados Unidos nos anos 90 do século 20. Na ocasião, vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama durante o mês de outubro. Posteriormente, com aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção da enfermidade.

O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção por meio do diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes do câncer de mama, partidas de boliche, entre outras.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o movimento tivesse uma expansão cada vez mais abrangente e que, principalmente, pudesse ser realizada em qualquer lugar do mundo, bastando apenas adequar a iluminação já existente (outubrorosa.org.br).

No Brasil

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, Capital. A ação ocorreu no dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os '70 Anos do Encerramento da Revolução'.

A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminou de rosa o monumento. Desde então, vários monumentos e prédios de diversas cidades brasileiras têm sido iluminados durante o mês de outubro, entre eles, o mais famoso e conhecido do povo brasileiro, a estátua do Cristo Redentor, na Capital fluminense (outubrorosa.org.br).

Conferência Estadual

A assessora de Políticas de Gênero, Ivete Píffero, representará Itaqui nos próximos dias 21, 22 e 23, no Hotel Continental, em Porto Alegre, na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Enid Backes, promovida pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Na ocasião, serão realizados seminários que discutirão vários temas, entre os quais 'Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos', 'Enfrentamento a Todas as Formas de Violência contra as Mulheres e Meninas' e 'Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão'.