05/10/2011 | Quarta-feira | 11h32

Seminário sobre saúde e bem-estar dos cães leva grande público ao Salão Paroquial

Leishmaniose foi o principal tema do evento

Palestrante Paulo Oliveira

Foto: Ascom PMI

As secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Associação Itaquiense de Proteção aos Animais (AIPA), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e ONG Juventude sem Fronteiras, realizaram durante a manhã e a tarde desta terça-feira, 04, no Salão Paroquial, o 1º Seminário do Bem-Estar Animal e Lançamento do ‘Projeto CÃOcientização’.

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre leishmaniose, posse responsável e abandono e maus tratos dos animais. Também foi lançado o projeto 'CÃOcientização', da Unipampa, e o público, que esteve presente em grande número, pôde fazer perguntas aos palestrantes.

Além das secretárias Martha Luzia Delgado (Educação) e Eliane Goulart (Saúde), marcaram presença o prefeito Gil Marques Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges, o coordenador administrativo da Unipampa, Felipe Ethur, e a cordenadora do projeto Cidadão em Ação, Elisete Pereira.

Já as palestras foram realizadas pela médica veterinária e presidente da AIPA, Marian Fraga, pela médica veterinária Ana Tartarotti, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), pela médica veterinária Tatiana Braga, da Secretaria de Saúde de Itaqui, pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Pinheiro, da Unipampa, pelo médico veterinário Paulo Oliveira, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) e pela enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica da 10ª CRS, Eliane Azzolin.

O trabalho iniciado nesta terça terá continuidade através de palestras que serão realizadas nas escolas. A ideia é conscientizar alunos, pais, professores e funcionários da importância que os bons tratos – como por exemplo, aplicar vacinas, manter o animal limpo e dar atenção e carinho – representam para a saúde e bem-estar de cães e proprietários.

O que é a leishmaniose?

A leishmaniose é uma doença fatal para cães. Quando transmitida para os humanos, se não for tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos. Se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com grandes chances de recuperação para o paciente.

Nos humanos, os sintomas mais frequentes são: emagrecimento e fraqueza; apatia; febre; aumento do baço e do fígado e ferimentos na pele que não cicatrizam. Já 50% dos cães não apresentam sintomas, dificultando o diagnóstico e o controle da doença. A outra metade apresenta emagrecimento; falhas no pêlo; descamação e feridas na pele; crescimento das unhas e 'óculos'.

Causada por um parasita, a transmissão da leishmaniose se dá por meio do 'mosquito-palha' ou 'birigui', como é conhecido no Brasil.

Como evitar?

* Mantenha sua casa e seu quintal sempre limpos;
* Evite fazer montes de folhas, isso acumula umidade e favorece a proliferação do mosquito-palha;
* Recolha folhas, frutos e fezes dos animais;
* Embale o lixo corretamente e coloque para coleta;
* Não crie porcos, galinha e outros animais em área urbana;
* Mantenha seu cão em boas condições de saúde e sempre no seu quintal.